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Dissertação ou Projeto 2016/2017

Objetivos

• Demonstrar autonomia nas técnicas de pesquisa e de revisão da literatura adequada à fundamentação das questões de
investigação propostas com suficiente relevância teórica, atualidade e centralidade para o domínio científico;
• Selecionar, de acordo com os objetivos da investigação, o universo/amostra e a metodologia de recolha e análise de dados
adequada;
• Implementar o projeto de investigação na área científica em que se enquadra o domínio de estudo;
• Recolher e analisar os dados recorrendo a métodosde investigação adequados aos objetivos da investigação
• Discutir criticamente os resultados obtidos, demonstrando capacidades de integração de conhecimentos, gestão de questões
complexas, e desenvolvimento de propostas ou emissão de juízos que tenham em consideração os modelos teóricos
estabelecidos para o domínio em estudo
• Comunicar as conclusões e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, a especialistas e não especialistas, de forma clara e sem ambiguidades

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

A orientação tutorial complementada com a criação de grupos de trabalho que promovam a participação ativa dos estudantes
na partilha e debate público do conhecimento produzido. Serão organizados seminários temáticos que incentivam o estudante
de mestrado a apresentar os seus trabalhos de investigação nas suas diferentes etapas.
O processo de avaliação implica a defesa da dissertação em provas públicas, perante um júri especializado, onde será avaliada
a componente investigativa da dissertação e a comunicação de resultados apresentados na defesa pública, respeitando as
normas estabelecidas pela UPT. A dissertação deve ser apresentada de acordo com os requisitos formais e nos prazos
estabelecidos pela UPT (cf. Regulam conducente ao grau de Mestre).
Os projeto de investigação serão integrados no Núcleo de Investigação em Turismo, Património e Desenvolvimento do Território do Departamento em Turismo, Património e Cultura - UPT, nas suas linhas e projetos em desenvolvimento

Conteúdos Programáticos

Planeamento, estruturação e redação de uma dissertação:
• Estruturação formal e de conteúdo do projeto de investigação
• Apresentação de pré-projecto de investigação
• Definição do problema, questões de investigação, fundamentação das hipóteses e operacionalização de variáveis
• Revisão bibliográfica
• Definição da amostra
• Seleção metodológica
• Recolha e análise de dados
• Apresentação formal do projeto de investigação

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Pestana, H. e Gageiro, J. N. (1998). Análise de Dados para Ciências Sociais – a complementaridade do SPSS. Edições Sílabo.
Hill, M. M. & Hill, A. (2008). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Oppenheim, A. N., (2001). Questionnaire, Design, Interviewing and Attitude Measurement. London: Continuum.
Salant, P. e Dillman, D. A., (1994). How to conductyour own survey. New York: John Wiley & Sons.
Bryman, A. (2001). Social Research Methods. Oxford:University Press.
WTO (2001). Apuntes de Metodologia de la Investigación en Turismo. Madrid: OMT

Bibliografia Complementar

Dwyer, L., Gill, A., Seetaram, N. (2012). Handbook Of Research Methods In Tourism: Quantitative and Qualitative Approaches. UK: Edward Elgar Publishing Limited, ISBN-13: 978-1781955956

Planificação Semanal

Abertura pendente do curso

Coerência do programa para com os objetivos

A definição do problema, questões de investigação, fundamentação das hipóteses e operacionalização de variáveis da dissertação a apresentar permitirão ao estudante selecionar e fundamentar a relevância das questões de investigação que propõe.
Os conhecimentos acerca da definição da amostra e da seleção metodológica permitirão ao aluno selecionar e descrever, de
acordo com os objetivos do seu estudo, os participantes, os procedimentos e a metodologia de recolha eanálise de dados mais adequada, seja de natureza qualitativa seja de natureza quantitativa.Em geral, os conteúdos programáticos vão ao encontro dos objetivos da unidade curricular, sobretudo noque respeita à concretização do projeto de dissertação. A possibilidade dos estudantes participarem em projetos de investigação, permite o desenvolvimento de competências de integração de saberes e sua aplicação à realidade, tendo em consideração a diversidade de contextos de intervenção na área do Turismo e Hospitalidade.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias que implicam o trabalho autónomo, orientação tutorial e investigação aplicada dominarão o processo de
ensino-aprendizagem da unidade curricular, dado o foco no desenvolvimento de competências de planeamento, construção e
redação de uma dissertação de mestrado, com definição da componente metodológica de uma investigação que se pretendem progressivamente autonomizadas.
A orientação tutorial domina a unidade curricular, destinando-se ao acompanhamento individualizado do desenvolvimento
dos trabalhos de dissertação, embora se recorram também a metodologias ativas e participativas de ensino-aprendizagem
manifestas na apresentação e discussão pública regular e em grupo do desenvolvimento do trabalho de investigação.
O enquadramento dos discentes nos projetos do NI-TP&DT permitirão que os mesmos adquiram competências avançadas
relativamente à aplicação do processo de investigação, bem como a identificação de áreas relevantes deintervenção no
contexto

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Resolução de problemasSimSim
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