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Gestão de Operações e Cadeia de Valor 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português

Objetivos

1. Explicar a importância, abrangência e tendências da gestão das operações no contexto das várias funções existentes na organização.
2. Descrever as fases do desenvolvimento do produto, explicar a importância estratégica do desenvolvimento do produto e identificar e perceber os diferentes tipos de processos.
3. Compreensão dos diferentes aspetos relacionados com o desenvolvimento de serviços.
4. Explicar o papel da Gestão das Operações na estratégia da organização e descrever e explicar como é desenvolvida a estratégia das operações.
5. Descrever os elementos básicos da cadeia de abastecimento e explicar os aspetos que afetam a gestão da cadeia de abastecimento.
6. Descrever e explicar a importância da gestão dos stocks para as empresas, bem como os vários custos associados à gestão dos stocks. Aplicar os vários modelos de gestão de stocks a situações reais.

Pré-Requisitos Recomendados

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Método de Ensino

Em contexto de aula é utilizada uma metodologia teórico-prática que visa fomentar a aprendizagem ativa dos alunos por via da demonstração: a docente procede à explanação teórica das matérias, alicerçada em estudos de caso reais e exercícios interrogativos, concedendo-se espaço privilegiado para a análise coletiva, debate de ideias e expressão de opinião fundamentada.
Serão organizados seminários para relato de casos vivos e aproximação à realidade empresarial.
A metodologia descrita é complementada pelo desenvolvimento, no decurso do módulo, de um trabalho prático abrangendo alguns conteúdos, acompanhado pela docente.

A avaliação é mista e contempla um trabalho prático (50%) e um teste escrito (50%).

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Gestão das Operações
2. Estratégia das Operações e competitividade
3. Desenvolvimento de produtos e serviços e seleção do processo
4. Gestão da Cadeia de Abastecimento
5. Gestão de stocks

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Carvalho, J. (coord.) (2010). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Edições Sílabo.

Chopra, S., & Meindl, P.(2007). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 3rd edition, Pearson Education, Inc., USA.

Heizer, J.; Render, B (2013). “Operations Management”: Prentice Hall International Editions; New Jersey; USA.

Reid, R. Dan e Sanders, N. A., (2011), Operations Management: An Integrated Approach, 4th Edition, John Wiley & Sons

Planificação Semanal

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Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo 1 é promovido pelo conteúdo programático 1. O conteúdo programático 2 visa promover os objetivos 2 e 3. O conteúdo programático 3 relaciona-se com o objetivo 3; o conteúdo 4 promove o objetivo 4; o conteúdo 5 vocaciona-se para o objetivo 5, e, finalmente, o conteúdo 6 visa alcançar o objetivo 6.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para todos os objetivos da aprendizagem utilizada uma metodologia teórico-prática que visa fomentar a aprendizagem ativa dos alunos por via da demonstração: a docente procede à explanação teórica das matérias, alicerçada em estudos de caso reais e exercícios interrogativos, concedendo-se espaço privilegiado para a análise coletiva, debate de ideias e expressão de opinião fundamentada.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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