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Análise de Relatórios e Contas 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1. Contextualizar a prestação de contas numa perspetiva contabilística, societária e fiscal;
2. Sistematizar o conteúdo dos documentos de prestação de contas;
3. Analisar criticamente os relatórios e contas de uma entidade, identificando sinais de perigo e sinais de qualidade;
4. Utilizar a análise dos documentos de prestação de contas na obtenção de informação importante no domínio da gestão, sobre os diversos stakeholders, designadamente clientes e fornecedores;
5. Utilizar o relato contabilístico-financeiro como ferramenta de suporte à tomada de decisão informada e eficaz;
6. Planear e atuar sobre as necessidades de tesouraria de uma empresa;
7. Controlar o nível de capital próprio nas organizações tendo presente o seu papel, enquadramento legal e implicações.

Pré-Requisitos Recomendados

Alguns conhecimentos básicos sobre conceitos financeiros e contabilísticos.

Método de Ensino

Para a lecionação dos diversos conteúdos programáticos utiliza-se o método expositivo-ativo: cada conteúdo é introduzido a partir de uma breve explanação teórica alicerçada em relatórios/contas/exemplos reais, promovendo uma fusão natural entre a teoria e a prática; o objetivo é facilitar a aprendizagem- um processo no qual os alunos têm um papel ativo por via da análise e resolução de aplicações práticas relacionadas, em contexto de aula.
A metodologia descrita é complementada pelo desenvolvimento, no decurso do módulo, de um trabalho prático sobre os conteúdos dos módulos 1 e 2, com submissões intercalares e oportunidade de melhoria com base no feedback recebido da docente.
Antes de cada aula ser lecionada, é facultado ao aluno (via plataforma de E-learning, Moodle) o material de apoio para que este se familiarize previamente com o tema.

A avaliação é mista e contempla um trabalho prático (50%) e um teste escrito (50%).

Conteúdos Programáticos

1. A PRESTAÇÃO DE CONTAS
Notas introdutórias
1.1 Enquadramento Legal e Normativo
1.2 Conjunto Completo de Documentos de Prestação de Contas
1.3 Conteúdo do Relatório de Gestão
1.4 Outros Documentos de Prestação de Contas
1.5 Algumas Formalidades das Assembleias Gerais e respetivas Atas
1.6 Cronologia da Prestação de Contas
1.7 O Governo das Sociedades Cotadas em Portugal
1.8 Os Utentes das Demonstrações Financeiras e respetivos Interesses

2. LEITURA CRÍTICA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

3. TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE ANÁLISE
3.1 A Tesouraria Líquida
3.2 Equilíbrio Financeiro Estrutural, Capital Próprio e Insolvência

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Melville, Alan (2016) International Financial Reporting – A Practical Guide. 5th Edition. Pearson.

Neves, João Carvalho das (2012), Análise e Relato Financeiro- Uma Visão Integrada de Gestão, Texto Editores.

PKF International Ltd. Wiley IFRS 2016: Interpretation and Application of International Financial Reporting Standards (Wiley Regulatory Reporting).

Código das Sociedades Comerciais.

Código de Governo das Sociedades da CMVM.

Código do Registo Comercial.

Código dos Valores Mobiliários.

Regulamento n.º4/2013 da CMVM.

Planificação Semanal

Com base numa aula semanal de 3 horas:
Semanas 1-4: Módulo 1
Semanas 5-7: Módulo 2
Semanas 8-10: Módulo 3

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo 1 enunciado é alcançado através dos pontos do programa 1.1 a 1.7. O objetivo 2 é promovido pelos conteúdos dos pontos 1.3 a 1.5, 1.7, e 2. O objetivo 3 relaciona-se com o ponto 2. Os objetivos 4 e 5 são ambos promovidos pelos pontos 1.8, 2, 3.1 e 3.2. O objetivo 6 é promovido pelo ponto 3.1 e, finalmente, o objetivo 7 é alcançado através do ponto 3.2.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Dada a natureza eminentemente quantitativa e técnica da unidade curricular, todos os objetivos de aprendizagem 1 a 7 são promovidos através do método expositivo-ativo: a explanação teórica das matérias facilita e reduz o tempo de aprendizagem, e é sedimentada pela análise/resolução pelos alunos de relatórios/contas/exemplos reais em aula, pela oportunidade que encerram para ilustração, aplicação e assimilação dos postulados teóricos. O acesso prévio ao material de suporte das aulas permite um melhor acompanhamento de todas as matérias, bem como o suscitar e amadurecer de dúvidas que são positivamente acolhidas e aclaradas durante o tempo de aula.
Os objetivos de aprendizagem 1 a 4 são também promovidos pela realização de um trabalho prático acompanhado pela docente.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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