Como chegar
|
Contactos

Gestão de Recursos Humanos 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Identificar, interpretar e esquematizar os novos desafios da gestão RH, e os seus impactos nas organizações
2. Articular os elementos de uma estratégia baseada na marca de empregador
3. Analisar criticamente e aplicar as abordagens e ferramentas de recursos humanos com maior impacto nos resultados da organização.

Pré-Requisitos Recomendados

.

Método de Ensino

Método indutivo, interrogativo e demonstrativo. As técnicas pedagógicas assentam em leitura e análise de textos, análise de casos, vídeo-casos, exercícios interrogativos e de pesquisa autónoma.

Conteúdos Programáticos

1. Gestão de Recursos Humanos e novos desafios
1.1. Reinventar a organização
1.2. Digitalização da economia, das empresas e da gestão de recursos humanos
1.3. People analytics
2. Gestão estratégica de recursos humanos
2.1. Employer branding
3. Aquisição de Talento
3.1. Social media recruiting
3.2. Candidate experience
4. Employee experience
4.1. Cultura
4.2. Engagement
4.3. Employee journey
5. Motivação, desempenho e recompensas
5.1. Tipos de motivação: intrínsecas e sociais
5.2. Desempenho e incentivos
5.3. Novas abordagens aos incentivos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Backhaus, K. (2016). Employer Branding Revisited. Organisation Management Journal
Landers, Richard N. and Schmidt, Gordon B. (eds.) (2016) Social Media in Employee Selection and Recruitment. Theory, Practice and Current Challenges. Springer
Carpenter, L. (2013). Improving the candidate experience. Strategic HR Review, 12(4), 203–208
Plaskoff, J. (2017). Employee experience : the new human resource management approach. Strategic HR Review, 16(3)
Kesari, L., & Pradhan, S. (2017). Research and recommendations for employee engagement: Revisiting the employee-organization linkage. Development and Learning Organizations, 31(5), 17–19
Cerasoli, C. P., Nicklin, J. M., & Ford, M. T. (2014). Intrinsic Motivation and Extrinsic Incentives Jointly Predict Performance: A 40-Year Meta-Analysis. Psychological Bulletin. 140(4), 980-1008

Bibliografia Complementar

Theurer, C. P., Tumasjan, A., Welpe, I. M., & Lievens, F. (2016). Employer Branding: A Brand Equity-based Literature Review and Research Agenda. International Journal of Management Reviews
Gandini A. (2016) Working Online: An Exploration of Social Recruiting and Digital Marketplaces. In: The Reputation Economy. Palgrave Macmillan, London
Sivertzen, A.-M., Nilsen, E. R., & Olafsen, A. H. (2013). Employer branding: employer attractiveness and the use of social media. Journal of Product & Brand Management, 22(7), 473–483
Weiss, M. D., Tyink, S., & Kubiak, C. (2009). Delivering ideal employee experience. AAOHN Journal, 57(5), 210–215
Ferreira, P. and Rodrigues, P., Engagement as an antecedent of the satisfaction-performance relation: a study with line managers, International Journal of Human Resources Development and Management (forthcoming)
Fang, M., & Gerhart, B. (2012). Does pay for performance diminish intrinsic interest? The International Journal of Human Reso

Planificação Semanal

.

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo de aprendizagem 1 é concretizado através do tema 1 dos conteúdos programáticos.
O objetivo 2 é concretizado através do tema 2 dos conteúdos programáticos.
O objetivo 3 é concretizado através dos temas 3, 4 e 5 dos conteúdos programáticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os métodos de ensino-aprendizagem serão usados transversalmente para atingir todos os objectivos de aprendizagem.
No entanto, o método indutivo será mais utilizado para cumprir o objectivo 1; o método interrogativo será mais utilizado para cumprir os objectivos 3, 4 e 5; o método demonstrativo será mais usado para cumprir os objectivos 2, 3, 4 e 5.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)