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Marketing Empresarial 2017/2018

Objetivos

1.Evidenciar consciência da relevância do papel e da prática do Marketing como função da Gestão e filosofia da organização.
2.Validar modelos e ferramentas de Marketing que podem ser usados como vantagem competitiva sustentável das organizações.
3.Detetar problemas de Marketing, propondo soluções estratégicas inovadoras e planos operacionais adequados que constituam uma vantagem competitiva sustentável no mercado.
4.Identificar e implementar boas práticas de gestão de relacionamentos.
5.Identificar e implementar boas práticas de gestão de emoções.
6.Elaborar um Plano de Marketing.
7.Saber criar e gerir marcas fortes.
8.Compreender o conceito de valor económico da marca.
9.Identificar e implementar uma estratégia que reúna os meios e ferramentas ao nível da comunicação digital online.
10.Desenvolver capacidades de trabalho em grupo;
11.Melhorar a capacidade de escrever estudos de caso/revisões da literatura;
12.Desenvolver a capacidade de apresentar em público.

Pré-Requisitos Recomendados

N.a.

Método de Ensino

Método expositivo para apresentação teórica dos conteúdos programáticos.
Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula. Apresentação oral de trabalhos, com indicação de comentários e sugestões para melhoria. Seminários com convidados.

Avaliação mista: trabalho prático (50%); relatório de seminário (40%); participação (10%).

Conteúdos Programáticos

1. O Marketing como estratégia e ferramenta de competitividade nas organizações atuais.
2. Tendências recentes: gestão de emoções, storytelling, love brands.
3. As principais variáveis do Marketing-Mix: os 7 Ps comparativamente a outras propostas.
4. As grandes opções estratégicas: segmentação, targeting, posicionamento e gestão da marca.
5. O Plano de Marketing.
6. Introdução ao conceito de marca.
7. Como Construir Marcas Fortes?
8. A Gestão de marcas.
9. O valor económico da Marca.
10. Estratégia de ativação de marcas no meio digital online – introdução.
11. Transmedia storytelling: conceitos, estratégia e plataformas.
12. E-content.
13. Influenciadores online.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

AAKER, David (2014), “Aaker on Branding: 20 Principles That Drive Success”, MJ, New York

BRITO, Carlos e LENCASTRE, Paulo (org) (2014), Novos Horizontes do Marketing, Publicações D. Quixote

FROMM, Jeff e Christine Garton (2013), “Marketing To Millennials: Reach The Largest And Most Influential Generation Of Consumers Ever”, Barbley, Inc.

GRÖNROOS, Christian (2015), “Service Management and Marketing – Customer Management in Service
Competition”, 4. Ed., Wiley, Hoboken, NJ

KOTLER, Philip, KELLER, Kevin (2015), Marketing Management, 15th edition, Prentice Hall

KOTLER, Philip, Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya (2017), “Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital”, Actual Editora, ISBN: 9789896942083 .

MARQUES, Vasco (2016), “Redes Sociais 360: Como Comunicar Online”, Actual Editora.

TENDERIC, Burghardt e Jerried Williams (2015), “Transmedia Branding: Engage Your Audience”, Larry Gross (Ed.), ISBN: 9781625179067.

Bibliografia Complementar

Chhabra, Neeti Leekha & Sharma, Sanjeev (2014), "Employer branding: strategy for improving employer attractiveness", International Journal of Organizational Analysis, Vol. 22 Iss: 1, pp. 48 – 60

Planificação Semanal

Semana 1.
O Marketing como estratégia e ferramenta de competitividade nas organizações atuais.

Semana 2.
Tendências recentes: gestão de emoções, storytelling, love brands.

Semana 3.
As principais variáveis do Marketing-Mix: os 7 Ps comparativamente a outras propostas.

Semana 4.
As grandes opções estratégicas: segmentação, targeting, posicionamento e gestão da marca.

Semana 5.
O Plano de Marketing.

Semana 6.
Introdução ao conceito de marca.

Semana 7.
Como Construir Marcas Fortes?

Semana 8.
A Gestão de marcas.

Semana 9.
O valor económico da Marca.

Semana 10.
Estratégia de ativação de marcas no meio digital online – introdução.

Semana 11.
Transmedia storytelling: conceitos, estratégia e plataformas.

Semana 12.
E-content.

Semana 13.
Influenciadores online.

Coerência do programa para com os objetivos

Para alcançar o primeiro objetivo, o Marketing será apresentado enquanto estratégia e e ferramentas âmbito da competitividade organizacional.
A apresentação das principais tendências no Marketing contribui para os objetivos 3º, 4º e 5º.
A apresentação e discussão das principais variáveis do marketing mix contribuem para o segundo objetivo.
A apresentação de uma matriz para o plano de marketing e a discussão da sua importância e a análise das questões mais relevantes para a implementação e o controlo de marketing, permitem alcançar o 5º objetivo.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Em termos de conceitos teóricos, os alunos estarão preparados para avaliar a importância do Marketing na competitividade das organizações, bem como os modelos e ferramentas de marketing mais relevantes.
Para além disso, métodos ativos e demonstrativos permitirão aos alunos a interpretação e análise de problemas de Marketing reais, oferecendo soluções inovadoras, no sentido de tomarem decisões adequadas no contexto do Marketing. Os alunos serão também preparados para identificar e implementar práticas de gestão de "boas emoções" e para o desenvolvimento de um plano de Marketing.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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