Estratégia Empresarial 2017/2018
- 5 ECTS
- Lecionada em Português
- Avaliação Mista
corpo docente
- apresentação
- conteúdos
- competências relevantes
Objetivos
A. Identificar, avaliar e selecionar estratégias para empresas que operam em contextos diferentes
B. Compreender os vários modelos de estratégia empresarial e a gestão da mudança
C. Realizar uma análise do contexto externo e concorrencial de uma determinada empresa ou indústria
D. Desenvolver e avaliar estratégias alternativas tendo em conta o contexto externo e as vantagens competitivas de uma determinada empresa
E. Avaliar a adequação de uma organização para mudanças estratégicas e entender as diferentes técnicas de gestão da mudança
F. Desenvolver a habilidade de categorizar, compilar, criticamente seleccionar, resumir e comunicar a informação por escrito e verbalmente de forma fundamentada e lógica
Pré-Requisitos Recomendados
n/a
Método de Ensino
A. Método expositivo para apresentação teórica dos conteúdos programáticos.
B. Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula (método do caso).
C. Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos com indicação dos pontos fortes e das áreas a melhorar em trabalhos futuros.
D. Seminários.
A avaliação é mista e contempla um teste final (35%) e um trabalho prático (65%).
Conteúdos Programáticos
1.Introdução
2. A posição estratégica
2.1 Influência da estrutura do sector e entorno externo no desempenho
2.2 Influência dos Recursos e Competências
2.3 Papel dos Stakeholders; da História e Cultura
3. Escolhas Estratégicas
3.1 Modelos
3.2 Opções estratégicas
4. Estratégia em Acção
4.1 Avaliação
4.2 Gestão da Mudança
Bibliografia e Webgrafia Recomendada
JOHNSON,G., WHITTINGTON, R., SCHOLES, K., ANGWIN, D. & REGNÉR, P. (2014) Exploring Strategy Text & Cases, 10TH Edition, Pearson.
MAGRETTA Joan (2012), PORTER Michael O Essencial sobre a Estratégia, Concorrência, Centro Atlântico.
MONTGOMERY, Cynthia a. (2012), “The Strategist – Be the Leader Your Business Needs”, Harper Collins Publish.
RICHARD, P. Rumelt (2012), “Good Strategy, Bad Strategy”, Profile Boocks Ltd.
SPENSER, J. C. (2014), “Business Strategy – Managing Uncertainty Opportunity & Enterprise”, Oxford University Press.
VAN DEN BERG Gerben, PIETERSMA Paul (2014) “Key Managment Models”, Pearson Education Limited.
Kotter, J.P. (2012) "Leading Change" Harvard Business Review Press
Bibliografia Complementar
Kim, W.C. & Mauborgne R. (2015) Blue Ocean Strategy, Expanded Edition: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant
Hayes,J. (2014)"The Theory and Practice of Change Management", Palgrave Macmillan
Mintzberg, Henry, Ahlstrand, Bruce W. and Lampel, Joseph (2009) “Strategy safari: the complete guide through the wilds of strategic management.” 2nd ed. Harlow: FT/Prentice Hall.
Planificação Semanal
n/a
Coerência do programa para com os objetivos
Os conteúdos programáticos (1 a 4) permitirão ao aluno atingir os objetivos A, B,C, D e E
Os trabalhos irão permitir atingir objectivo F.
Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos
A. Método expositivo para apresentação teórica dos conteúdos programáticos.
B. Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula (método do caso).
C. Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos com indicação dos pontos fortes e das áreas a melhorar em trabalhos futuros.
D. Seminários.
competência genérica relevante | desenvolvida? | avaliada? |
---|---|---|
Análise e síntese | Sim | Sim |
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos | Sim | Sim |
Capacidade crítica e de avaliação | Sim | Sim |
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação | Sim | Sim |
Capacidade de decisão | Sim | Sim |
Capacidade de investigação | Sim | Sim |
Competência em informática e uso de novas tecnologias | Sim | |
Competência em língua estrangeira | Sim | |
Comunicação oral e escrita | Sim | Sim |
Criatividade | Sim | |
Gestão da informação e da aprendizagem | Sim | |
Relacionamento interpessoal | Sim | |
Resolução de problemas | Sim | Sim |
Trabalho em equipa | Sim |