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Inovação em Turismo e Hospitalidade 2016/2017

  • 7 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

1. Definir e caracterizar os conceitos, definições e atividades do processo de inovação, considerando as abordagens mais recentes na área do conhecimento;
2. Analisar os modelos organizacionais adotados por organizações inovadoras;
3. Reconhecer os modelos de inovação territorial, sistémicos e em rede como fundamentais no processo de desenvolvimento dos destinos turísticos integrados;
4. Criar soluções inovadoras perante os desafios do turismo e da hospitalidade;
5. Compreender de que forma as especificidades dos territórios afetam as práticas de inovação no turismo e a competitividade dos destinos;
6. Aplicar modelos, conceitos e metodologias no contexto da gestão da inovação e do empreendedorismo no sector do turismo e hospitalidade;
7. Integrar as novas tecnologias da informação e comunicação nos processos e práticas de inovação em turismo.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

Sessões de exposição dos fundamentos teóricos e conceptuais, com recurso a sessões de debate sobre as temáticas lecionadas, com o objetivo de consolidar os conhecimentos e promover a identificação de possíveis linhas de investigação no âmbito da inovação no turismo e hospitalidade.
Análise crítica de case studies e de trabalhos científicos relevantes na área do conhecimento.
Palestras com oradores convidados sobre temas de especial interesse para a unidade curricular.
A avaliação compreenderá a realização de um trabalho prático de reflexão sobre as questões da inovação. Poderá ser continuado o trabalho planeado na uc de Planeamento e Estratégia em Turismo, analisado agora sob o ponto de vista da melhoria com base na inovação. Total de 100% da nota da uc.

Conteúdos Programáticos

1. A inovação: conceptualização e identificação das dinâmicas subjacentes ao processo de inovação;
2. Evolução dos modelos, processos e práticas de inovação. Dos modelos lineares e neoclássicos aos modelos interativos, sistémicos, com base no networking e na aprendizagem coletiva;
3. Inovação territorial como instrumento de desenvolvimento de destinos turísticos e de criação de competitividade no âmbito da globalização: análise crítica dos modelos de inovação territorial mais influentes; aplicação ao turismo;
4. Novos conceitos, modelos e processos de negócio no sector do turismo e hospitalidade;
5. A especificidade da inovação no sector do turismo e hospitalidade;
6. Inovação e empreendedorismo no turismo e hospitalidade: análise micro-económica do processo de inovação. Fatores determinantes e obstáculos à inovação nas empresas turísticas;
7. Gestão da inovação e da tecnologia;
8. E-tourism e novas tecnologias de informação e comunicação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Brandão, F. & Costa, C. (2012) Regional Innovation Systems and Tourism: a Conceptual Approach. Revista Turismo e Desenvolvimento, N. 17/18, Vol. 2, 647-660.
Brandão, F. & Costa, C. (2014). Inova o em Turismo: Uma abordagem sist mica e territorial. In: Costa, C., Brandão, F., Costa, R. & Breda, Z. (eds.) Produtos e Competitividade do turismo na lusofonia - Volume II. Lisboa: Escolar Editora, 69-89.
Hall, C. M., & Williams, A. M. (2008). Tourism and innovation. New York: Routledge.
Hjalager, A.-M. (2002). Repairing Innovation Defectiveness in Tourism. Tourism Management, 23(5), 465 474.
Walder, B, Weiermair, K. & Sancho-Perez, A. (Eds.) (2006). Innovation and product development in tourism. Berlin: Erich Schmidt Verlag.
Peters, M. & Pikkemaat, B. (2005) Innovation in Hospitality and Tourism. New York: Haworth Press.

Planificação Semanal

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Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos 1 e 2 serão cumpridos pelos conteúdos 1 (conceptualização das dinâmicas subjacentes à inovação) e 2 (evolução dos modelos e práticas da inovação). Para reconhecerem as dinâmicas da inovação territorial (obj. 3 e 5), será lecionado o ponto 3 dos conteúdos. Para criarem soluções inovadoras perante os desafios do turismo e da hospitalidade (obj. 4) através dos conteúdos dos pontos 4 (novos modelos e processos de negócio no turismo e hospitalidade) e 5 (a especificidade da inovação no turismo e hospitalidade). No sentido aplicarem os modelos e metodologias da gestão da inovação e do empreendedorismo (obj. 6), será lecionado o ponto 6 (inovação e empreendedorismo no turismo e hospitalidade, numa perspetiva micro-económica). Os pontos 7 (gestão da inovação e tecnologia) e 8 (e-tourism) permitirão que os discentes aprendam formas de integrar as novas tecnologias nos processos e práticas de inovação em turismo (obj. 7).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para todos os objetivos definidos, a metodologia a utilizar será a expositiva/participativa, através da qual serão apresentados os fundamentos teóricos e conceptuais associados a cada um deles, permitindo que o aluno apreenda as dimensões teóricas fundamentais relacionadas com a inovação em termos globais, e no turismo e hospitalidade, em particular. Especificamente, destaca-se a apresentação dos conceitos de base associados à inovação, aos modelos organizacionais potenciadores da prática da inovação, à evolução dos modelos de inovação, à apresentação dos modelos territoriais de inovação e da sua relação com o desenvolvimento dos destinos turísticos, de acordo com as especificidades dos locais, as dinâmicas de inovação a nível micro-económico e, finalmente, a integração das novas TIC no sector do turismo e hospitalidade. Todas as matérias expostas serão alvo de sessões de debate e análise crítica, sempre com vista à aplicação das mesmas à realidade do sector. O recurso a case studies e

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escrita  
Liderança  
Relacionamento interpessoalSimSim
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