Como chegar
|
Contactos

Desenvolvimento de Aplicações Móveis 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de construir aplicações simples para um dispositivo móvel Android com interligação a um servidor através de web services.

O estudante terá também conhecimentos para elaborar uma avaliação crítica sobre aplicações móveis de igual dimensão ou complexidade.

Esta unidade curricular ajuda a preparar os estudantes para a carreira de programador.

Pré-Requisitos Recomendados

Familiaridade com a linguagem de programação Java ou outra linguagem orientada a objetos como C# ou VB.NET.
Conhecimentos adquiridos na unidade curricular:
Estruturas de Dados.
Engenharia de Software, nomeadamente: controlo de versões, teste de software.
Sistemas Distribuidos, nomeadamente: web services.
Tecnologias de Base de Dados, nomeadamente SQL syntax, DB management.

Método de Ensino

As metodologias de ensino são: expositiva, demonstrativa e laboratorial experimental. Exposição dos conceitos teóricos, demonstração de exemplos canónicos, experimentação da aplicação dos conceitos teóricos em problemas práticos semanais.

Conteúdos Programáticos

Mercado móvel e Enquadramento de Desenvolvimento
Paradigmas do Ambiente Gráfico
Binding with Java
Ciclo de vida de Atividades
Recomendações de Interfaces Gráficos em dispositivos Móveis
Programação Assíncrona
Comunicações e Redes
Conteúdos
APIs e Outras Funcionalidades

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Phillips, B. & Hardy, B. (2013). Android Programming: The Big Nerd Ranch Guide. Atlanta: Big Nerd Ranch Guide. Page - 580.

Bibliografia Complementar

David J. Barnes & Michael Kölling, Objects First with Java, Third Edition, Prentice Hall / Pearson Education, 2006, ISBN 0-13-197-629X.

Planificação Semanal

Semana 1: Introduction and Hello World
OSes
Devices
Development approaches
Market and Trends
IDE, SDK + AVD
Debug on Device

Semana 2: Introduction to Views
Layouts
Create GUI components by inflating an XML layout
drawable
strings.xml
colors.xml
Demonstração Task Calculator

Semana 3: Binding with Java
Using Java for app development
Classes, objects, methods, interfaces and inheritance
Event, ListView and Adapters, custom adapters
Debugging Android apps

Semana 4: Activity lifecycle + Intents
Logging the activity lifecycle
startActivity
startForResult
Toast
Dialog
Android memory usage recommendations

Semana 5: UI Guidelines
UI Guidelines
Options Menu
Navigation
Animations
Assignments
Calculator for Landscape and Portrait

Semana 6: Async Programming
Android performance and responsiveness recommendations
Android threading model
Asyncronous processes in Android app

Semana 7: Networking
Async http requests
broadcast receivers

Semana 8: Content
SQLite
Shared preferences
External storage
Content providers
JSON objects and JsonReader

Semana 9: API
Maps
Vibrator
GPS
Gestures
Multi-touch

Semana 10: Acompanhamento do trabalho
Semana 11: Acompanhamento do trabalho

Coerência do programa para com os objetivos

Como unidade curricular tem como objetivos de aprendizagem construir e elaborar uma avaliação crítica de aplicações móveis todos os conteúdos são parte fundamental destes. Desde a introdução ao ambiente de desenvolvimento até à utilização de APIs avançadas, passando pelos conteúdos de Interface, Ciclo de Vida, Networking, etc., todos desenvolverão as competências necessárias para que o discente possa completar os objetivos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As três metodologias de ensino servem para enquadrar as possibilidades tecnológicas que os estudantes têm com a programação de aplicações móveis. Os exemplos canónicos servem para mostrar problemas de rápida compreensão e resolução para que o estudante possa assimilar como será o caminho do seu trabalho. A experimentação serve para deixar os estudantes sair fora do que está programado ao mesmo tempo que se focam em obter um resultado delineado à partida. Nestas sessões o aluno terá não só que pensar como fazer, mas conjugar as suas ideias com ideias adversárias e possivelmente contraditórias dos seus pares; fomentado a procura da solução óptima.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese  
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsável Sim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Trabalho em equipa  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.