Como chegar
|
Contactos

Estratégia 2016/2017

  • 2 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

São objetivos da aprendizagem associados a esta UC:
a) A contextualização da estratégica nas funções da direção geral e da gestão empresarial;
b) A compreensão de todo o processo de planeamento estratégico aplicado a casos concretos e orientado
para as especificidades das PME;
c) A utilização de ferramentas para a análise de diagnóstico, a formalização e a seleção de estratégias e a sua
monitorização.

Pré-Requisitos Recomendados

Contabilidade Geral e Organização de Empresas ou experiência profissional em ambiente empresarial.

Método de Ensino

- Apresentação dos principais modelos utilizados na gestão estratégica e sua adequação ao contexto das PME;
- Análise de casos reais de PME em todo o processo de planeamento estratégico.

Conteúdos Programáticos

1. A CRIAÇÃO DE VALOR NAS ORGANIZAÇÕES
2. AS FUNÇÕES E OS NIVEIS DA GESTÃO
3. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E VANTAGENS COMPETITIVAS
4. MISSÃO, VISÃO, OBJETIVOS E VALORES
5. A GESTÃO ESTRATÉGICA EM AÇÃO
5.1. Diagnóstico
5.2. Formulação da estratégia
5.3. Execução e controlo
5.3.1. Balanced Scorecard
5.3.2. Porque falham as estratégias?
Case studies

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

• Amason, Allen (2011). Strategic Management: From Theory to Practice, Routledge – Taylor & Francis Group
• Carvalho, José Crespo de e José Cruz Filipe (2014). Manual de Estratégia: Conceitos, Prática e Roteiro, 4ª ed. Edições Sílabo

Bibliografia Complementar

•Johnson, G., Wittington, R.,Scholes, K.,Angwin, & D.,Regnér, P. (2014). Exploring Strategy, Text and Cases. 10th ed. Pearson
•Kaplan, R.S.; Norton, David P. (2004). Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes, Boston, HBS Press.
•Kaplan, R.S.; Norton, David P. (1996). The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action, Harvard Business School Press.
•Kim, W. Chan e Renée Mauborgne (2005). A Estratégia Oceano Azul, Harvard Business School Press.

Planificação Semanal

Semana 1:
1. A CRIAÇÃO DE VALOR NAS ORGANIZAÇÕES
2. AS FUNÇÕES E OS NIVEIS DA GESTÃO
3. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E VANTAGENS COMPETITIVAS
4. MISSÃO, VISÃO, OBJETIVOS E VALORES
Semana 2:
5. A GESTÃO ESTRATÉGICA EM AÇÃO
5.1. Diagnóstico
5.2. Formulação da estratégia
Semana 3:
5.3. Execução e controlo
5.3.1. Balanced Scorecard
5.3.2. Porque falham as estratégias?

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos propostos percorrem os temas nucleares da gestão estratégica empresarial,
procurando-se, nesse contexto, selecionar e ajustar os diferentes modelos apresentados de forma a
proporcionar a sua aplicação nas PME, analisando casos reais desenvolvidos neste mesmo domínio.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino e de avaliação propostas vão fornecer aos alunos os conhecimentos
indispensáveis ao entendimento das funções da gestão empresarial e da importância que, nesse âmbito, se
deve reconhecer à gestão estratégica das PME, com a seleção de ferramentas que devidamente utilizadas
podem proporcionar o melhor alinhamento dos seus recursos e competências e o desenvolvimento de
vantagens competitivas.
*

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigação  
Comportamento ético e responsável  
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoal  
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipa  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.