Como chegar
|
Contactos

Orientação Vocacional e Construção de Carreiras 2016/2017

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1. Compreender a especificidade do comportamento vocacional enquanto eixo de desenvolvimento ao longo de toda a vida;
2. Conhecer as teorias e os modelos de análise do comportamento vocacional e da construção de carreiras profissionais;
3. Analisar processos de tomada de decisão vocacional, crises e transições de carreira, no contexto da sociedade contemporânea;
4. Treinar estratégias de coaching e de mentoring para promover o desenvolvimento vocacional e a construção de carreiras.

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

1. Discussão crítica sobre modelos teóricos.
2. Estudos de caso.
3. Exercícios individuais e grupais de aplicação de conhecimentos e treino de competências práticas de coaching vocacional.

Conteúdos Programáticos

1. “Desenvolvimento vocacional"

2. Teorias psicológicas
2.1 Psicotécnica e TWA
2.2 Centrada na pessoa
2.3 Psicodinâmica
2.4 Personalidade (interesses e valores)
2.5 Desenvolvimento e ciclo vital
2.6 Aprendizagem social
2.6.1.
2.6.1.Teoria Social - Cognitiva do Desenvolvimento de Carreira
2.7 Construtivista e narrativa

3. Contextos, crises e transições
4. Modelo Life-Designing
5. Estratégias de coaching vocacional
5.1. Exploração Vocacional
5.2. Processo de Orientação Vocacional
6. Decisão
7. Carreira
8. Modelos de Decisão
9. Inteligência Emocional

10. Teoria Social – Cognitiva (Bandura)
10.1 Aprendizagem Social
10.2 Aprendizagem vicariante
11. Teoria Social Cognitiva do Desenvolvimento de Carreira
12. Autoeficácia
12.1 Crenças de Autoeficácia
12.2 Fontes do Sentido de Autoeficácia
13. Metas
14. Fatores Moderadores
14.1 Apoio Social
14.2 Rede social

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Blustein, D. L. (2006). The Psychology of Working: A New Perspective for Career Development, Counseling and Public Policy. Mahwah, NJ: LEA.
Brown, S. D. & Lent, R. W. (Eds.) (2005). Career Development and Counseling: Putting Theory and Research to Work. Hoboken, NJ: Wiley.
Duarte, M. E. et al. (2009). A construção da vida: Um novo paradigma para entender a carreira no século XXI. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology, 44(2), 392-406.
Gysbers, N.; Heppner, M., & Johnston, J. (2003). Career counseling: Process, issues, and techniques. Boston: Allyn & Bacon.
Guichard, J. & Huteau, M. (2005). Psicologia da Orientação. Lisboa: Instituto Piaget.
Leitão, L. M. (Coord.) (2004). Avaliação Psicológica em Orientação Escolar e Profissional. Coimbra: Quarteto.
Savickas, M. et al.(2009). Life designing: A paradigm for career construction in the 21st century. Journal of Vocational Behavior, 75 (3), 239-250.

Bibliografia Complementar

-

Planificação Semanal

-

Coerência do programa para com os objetivos

-

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

-

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.