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Simulação Digital em Conservação e Restauro 2016/2017

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos para que lhes permitam aplicar as tecnologias avançadas ao serviço do estudo, conservação e restauro do património artístico, incluindo o conhecimento dos processos de digitalização dos objetos, tratamento digital, estudo e reconstrução digital, quer para a sua preservação, divulgação e materialização.
Desenvolver competências para a manipulação de imagens 2D (Photoshop), Digitalização e tratamento de objetos 3D (Blender) e interatividade (Unity).

Pré-Requisitos Recomendados

O aluno deve ter conhecimentos consolidados de informática ao nível de utilizador e recomenda-se que o aluno tenha conhecimentos básicos sobre multimédia (imagem digital e video digital).

Método de Ensino

Expositivo nas aulas teóricas e Demonstrativo nas aulas práticas.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos de Imagem digital 2D e 3D
2. Modelação 3D
3. Criação de Texturas e relevo para modelos 3D
4. Materiais, iluminação e render para modelos 3D
5. Criação de interatividade com modelos 3D
6. Simulação digital em AR e VR
7. Digitalização de objetos
8. Tratamento dos modelos digitalizados
9. Arquivo, distribuição
10.Materialização de objetos reconstruídos digitalmente

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

“Beginning Blender: Open Source 3D Modeling, Animation, and Game Design”, Lance Flavell, Apress
“Blender Foundations: The Essential Guide to Learning Blender”, Roland Hess, Focal Press
“Game Development with Unity”, Michelle Menard, Course Technology.
http://cgcookie.com/blender/get-started-with-blender/
http://cgcookie.com/unity/
http://vimeo.com/user904568
http://www.blender.org/education-help/tutorials/
http://cgcookie.com/blender?s=shipping%20container
http://cgcookie.com/blender/2010/08/09/series-creating-a-jonathan-apple-part-1/
http://cgcookie.com/blender/2010/12/22/modeling-a-building/
http://cgcookie.com/blender/2010/07/14/creating-a-cg-cookie-coffee-cup/
http://cgcookie.com/blender/2010/03/01/tip-creating-insets-with-smooth-and-extrude/
http://cgcookie.com/blender/2010/12/14/creating-a-present/
http://cgcookie.com/blender/2010/12/10/tip-using-the-screw-modifier-2/
http://cgcookie.com/blend

Bibliografia Complementar

“Getting Started with 3D Printing”, Liza Wallach Kloski, Nick Kloski, Maker Media

Planificação Semanal

.

Coerência do programa para com os objetivos

.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSim 
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliação  
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escrita  
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerir  
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