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Marketing Digital 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final do semestre o aluno deverá:
a) Explicar como funciona o meio online e o relacionamento dos utilizadores com as marcas através do estudo, análise e resolução de casos práticos;

b) Definir a identidade da marca, posicionamento e os principais critérios de segmentação de mercados em ambiente digital.

c)Ser capaz de desenvolver um plano de marketing digital construindo uma estratégia para a criação de um novo negócio com base na economia digital.

d) Planear e desenvolver uma campanha de comunicação digital.

e) Saber selecionar as melhores ferramentas e conteúdos para a implementação da campanha de comunicação nos meios digitais.

Pré-Requisitos Recomendados

Não tem.

Método de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem estará orientado para fornecer aos alunos o conhecimento e prática necessários à elaboração de um projeto de marketing.
Os conhecimentos serão transmitidos em sessões teórico-práticas com exposição de conceitos e casos práticos.
Os alunos desenvolverão também uma participação ativa estudando e analisando exemplos práticos de casos, procurando fomentar a discussão das matérias expostas.
Serão também desenvolvendo mini-relatórios correspondentes a diferentes fases do projeto final individual da cadeira.

Conteúdos Programáticos

1-Conceitos e enquadramento do Marketing Digital
2-Planeamento de Marketing
3-Consumidor Online
4-A Marca e o Digital Branding
5-Mobile Marketing
6-E-commerce e Social Commerce
7-Search Engine Marketing
8-Marketing de Conteúdo
9-Social Media e Meios Digitais

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Conrado, A. (2012). Os 8 P’s do Marketing Digital. Texto Editores
Kotler, P. (2011). Marketing 3.0. Actual Editora
Dionisio, P. (2009). B-Mercator: Blended Marketing. Dom Quixote
Anderson, C. (2007). Cauda Longa. Actual Editora
Anderson, C. (2009). Free o Futuro é Grátis. Actual Editora
Carrera, F. (2009). Marketing Digital na Versão 2.0. Edições Sílabo
Hughs, M. (2006). Buzz Marketing. Actual Editora
Marques, V. (2014). Marketing digital 360. Actual Editora
Marques, V. (2016). Redes Sociais 360: Como Comunicar Online. Actual Editora
Qualman, E. (2010). Socialnomics. Editorial Presença

Bibliografia Complementar

Não tem.

Planificação Semanal

1.
Conceitos e enquadramento do Marketing Digital

2.
Planeamento de Marketing Digital

3.
Consumidor Online

4.
A Marca e o Digital Branding: offline

5.
A Marca e o Digital Branding: online

6.
E-commerce

7.
Social Commerce

8.
Social Media

9.
Meios Digitais

10.
Search Engine Marketing

11.
Marketing de Conteúdo

12.
Mobile Marketing

13.
Trabalho Final - Apresentação

Coerência do programa para com os objetivos

O conhecimento dos alunos acerca das diferentes teorias, estratégias e ferramentas de marketing e marketing digital, permite aos mesmos aplicar em situações práticas de gestão de marcas em ambiente online, as melhores soluções com vista ao seu sucesso. O objetivo a) da cadeira será suportado pelos conteúdos programáticos 1, 3 e 4; O objetivo b) será suportado pelos conteúdos programáticos 2 e 4; O objetivo c) será suportado pelos conteúdos 2, 4, 5, 6, dando ao aluno a capacidade para desenvolver um projeto estratégico de planeamento de marketing O objetivo d) será suportado pelos conteúdos 4, 7 e 9, permitindo ao aluno criar um plano de divulgação da marca no meio online; O objetivo e) é suportado pelos conteúdos programáticos 5, 8 e 9 dando ao aluno o conhecimento acerca das ferramentas e estratégias de desenvolvimento de conteúdos para divulgação das no meio online.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As sessões teórico-praticas servirão para atingir os objectivos b), c), e)

A análise dos exemplos práticos de caso permitirão atingir os objectivos a)

Os mini relatórios servirão para atingir os objectivos d)

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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