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Gestão de Pessoas 2016/2017

  • 1 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

1. Sensibilizar os alunos para a importância do sistema de gestão de recursos humanos (e suas diferentes componentes) no desenvolvimento organizacional, considerando o seu “fit” com a cultura e a estratégia organizacional.
2. Permitir ao aluno conhecer dimensões psicológicas e sociais relevantes na implementação das técnicas de intervenção na gestão de recursos humanos, definidas pela organização.
3. Construir no aluno competências práticas (saber-fazer), nomeadamente na identificação de objetivos e na concretização de metodologias de avaliação e intervenção definidas pela organização, dentro da gestão de recursos humanos.
4. Saber analisar criticamente as técnicas de recursos humanos focadas e a sua implementação.
5. Conhecer o impacto no individuo, na equipa e na organização das práticas de gestão de recursos humanos em causa no programa.

Pré-Requisitos Recomendados

sem pré-requisitos.

Método de Ensino

Método expositivo, interrogativo e demonstrativo. Método indutivo. Recursos pedagógicos: vídeos e reflexões sobre os mesmos, role-plays, estudos de caso, trabalhos em grupo.
A avaliação é final e será efetivada através da realização de um trabalho de grupo: ánálise critica da estratégia de gestão de pessoas num estudo de caso à escolha.

Conteúdos Programáticos

Gestão de pessoas estratégica.
Gestão de recursos humanos formal e informal.
Objetivos estratégicos na definição da gestão de pessoas.
Dificuldades e beneficios das PME.
Como conseguir envolver os recursos humanos de uma pme de forma efetiva e balanceada com controlo de custos elevado: factores diferenciadores positivos e negativos.
Fatores motivacionais base e acrescidos.
Sistemas de gestão de recursos humanos: factores associados de produtividade e resultados positivos.
Processos de implementaGestão de pessoas estratégica.
Gestão de recursos humanos formal e informal.
Objetivos estratégicos na definição da gestão de pessoas.
Dificuldades e beneficios das PME.
Como conseguir envolver os recursos humanos de uma pme de forma efetiva e balanceada com controlo de custos elevado: factores diferenciadores positivos e negativos.
Fatores motivacionais base e acrescidos.
Sistemas de gestão de recursos humanos: factores associados de produtividade e resultados positivos.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Caetano, A., & Vala, J. (Eds.) (2007). Gestão de recursos humanos: Contextos, processos e técnicas (3ªed.). Lisboa: Editora RH, Lda.
Cunha, M. et al.(2012). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Editora RH Lda.
Costa, R. & Neves, A.(2012). Gestão de Recursos Humanos de A a Z. Editora RH Lda.

Bibliografia Complementar

Cunha et al. (2012). Manual de gestão de pessoas e do capital humano. Lisboa: Edições Sílabo
Ferreira, Ana Teresa et al. (2013). "Human resource management system perception: A validation of the model "Imagine the future world. How do we want to work tomorrow? In: Hertel, G.; Binnewies, C, Krumm, Stefan & Holling, K & Kleinmann, M. Imagine the future world. How do we want to work tomorrow? Munster. Germany: EAWOP - European Association of Work and Organizational Psychology.
Ferreira, Ana Teresa et al. (2010). Managers perceptions about employees acceptance of HR practices and its interactions with modifications in the HR system. In S. Menon (Ed.) Competing values in an uncertain environment: Managing the paradox.International Society for the Study of Work & Organizational Values (pp. 70-76)

Planificação Semanal

Dia 1
Gestão de pessoas estratégica.
Gestão de recursos humanos formal e informal.
Objetivos estratégicos na definição da gestão de pessoas.
Dificuldades e beneficios das PME.
Como conseguir envolver os recursos humanos de uma pme de forma efetiva e balanceada com controlo de custos elevado: factores diferenciadores positivos e negativos.
Fatores motivacionais base e acrescidos.
Sistemas de gestão de recursos humanos: factores associados de produtividade e resultados positivos.
Processos de implementação de recursos humanos e associação com indicadores comportamentais e relacionais.
Dia 2: Empresário convidado
Motivação: bases motivacionais de construção do construto (esforço, reconhecimento e significado).
Dia 3: Empresário convidado
Recrutamento e seleção: entrevistas comportamentais e provas de trabalho. Validade preditiva associada.

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo de sensibilizar os alunos para a importância do sistema de gestão de recursos humanos (e suas diferentes componentes) no desenvolvimento organizacional, considerando o seu “fit” com a cultura e a estratégia organizacional será atingido com os conteúdos relacionados com o ponto 1. O objetivo de permitir ao aluno conhecer e saber aplicar corretamente as técnicas de intervenção na gestão de recursos humanos, construir competências práticas de saber fazer e saber aplicas criticamente as técnicas, serão atingidos nos conteúdos 2. O objetivo de compreender e conhecer o impacto no individuo, na equipa e na organização das práticas de gestão de recursos humanos será atingido com os conteúdos do ponto 1 e 2.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Serão utilizadas metodologias de ensino expositivas, ativas e demonstrativas. Para que o aluno atinja o objetivo 1 e 2 serão utilizadas aulas expositivas com recurso a vídeos e discussão dos mesmos, promovendo a indução à dedução. Haverá recurso a exemplos práticos da realidade dos alunos e exercícios de conhecimento realizados nas aulas. Para que o objetivo atinja o objetivo 3 com a construção de competências práticas de saber-fazer e o objetivo 4 de saber aplicar e analisar criticamente as tecnicas de gestão de recursos humanos construirão trabalhos de grupo na aula que serão discutidos criticamente por toda a turma, promovendo a auto e heteroavaliação com tutoria da docente. O objetivo 5 de conhecer o impacto no individuo, na equipa e na organização das práticas de gestão de recursos humanos será atingido com aulas expositivas e estudos de caso, privilegiando as empresas portuguesas para o efeito.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Trabalho em equipaSim 
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