Como chegar
|
Contactos

Investigação e Intervenção em Património Museológico 2016/2017

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Aprofundar os conhecimentos sobre as boas práticas na área do Património Museológico;
- Articular os conhecimentos científicos com as valências técnicas e práticas dos distintos contextos profissionais;
- Aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos pelo estudo histórico-artístico dos bens patrimoniais à prática da gestão, interpretação e conservação e restauro do Património Museológico;
- Definir objectivos e metodologia de trabalho;
- Adquirir as valências fundamentais para efectuar a gestão de colecções museológicas;
- Estudar e desenvolver métodos de conservação preventiva aplicável ao Património Museológico;
- Adquirir valências para implementar projectos interpretação e mostra pública do Património Museológico;
- Apresentar demonstrado os resultados obtidos com a investigação;
- Definir a área de especialidade de investigação.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

De acordo com o caráter teórico/prático da unidade curricular serão adotados:
- Método expositivo em articulação com o método interrogativo de forma a promover a transmissão de conhecimentos em aulas teórico-práticas;
Estudo de casos com resolução de situações de casos reais ou simulados, em actividades individuais ou de grupos, de forma cooperativa; seminários; visitas externas ou de estudo; visitas virtuais.
- Aprendizagem autónoma através da realização de projectos de pesquisa sobre um tema à escolha apresentado posteriormente pelo aluno promovendo um debate reflexivo;
- Orientação académica: acompanhamento tutorial, presencial ou virtual (com uso do correio electrónico), em carácter de atenção individual; actividades de busca e recuperação da informação, na Internet.

Conteúdos Programáticos

1 - Revisão de conceitos fundamentais em investigação e intervenção do Património Museológico
2 - Evolução histórica da Museologia
3 - Investigação e intervenção no Património Museológico: a importância da conservação preventiva
4 - Análise, interpretação e comunicação do Património Museológico: práticas de intervenção e atuação
4. 1. Estudos de caso
5 - Projetos de investigação: definição de temas; objetivos; metodologia; desenvolvimento das distintas fases
6 - Apresentação dos resultados obtidos com a pesquisa/investigação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

ALONSO FERNÁNDEZ, Luis; GARCIA Fernández, Isabel (2003) – Diseño de exposiciones: concepto, instalación y montage, Madrid, Alianza Editorial S.A.
AMBROSE,Timothy; PAINE, Crispin (1993) – Museum Basics, London, Leicester University Press.
EDSON, Garry, DEAN, David (1994) – The handbook for museums, London, Routledge.
GARCIA FERNÁNDEZ, Isabel (1999) – La conservación preventiva y la exposición de objetos y obras de arte, Murcia, Editorial K.
GUILLAUME, M., (2003). A Política do Património. Porto: Campo das Letras.
HERNANDÉZ HERNANÉZ, Francisca (1994) – Manual de Museologia, Madrid, Editorial Síntesis S.A.
MCMANUS, P. (2009). Archaeological displays and the public: Museology and interpretation. Walnut Creek, CA: Left Coast Press.

Bibliografia Complementar

De acordo com as necessidades apresentadas serão disponibilizadas e entregues outras fontes de informação.

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação da unidade curricular e considerações gerais sobre os conteúdos programáticos, a metodologia de ensino e sua planificação, a análise da bibliografia disponível e o tipo de sistema de avaliação
Revisão de conceitos fundamentais em investigação e intervenção do Património Museológico
Semana 2
Evolução histórica da Museologia
Visita de estudo a museus e centros de interpretação selecionados
Semana 3
Investigação e intervenção no Património Museológico: a importância da conservação preventiva
Apresentação dos objectivos dos projectos de investigação a desenvolver
Semana 4 (Profa. Doutora Patricia Remelgado)
Análise, interpretação e comunicação do Património Museológico: práticas de intervenção e atuação
Estudos de caso
Semana 5
Projetos de investigação - desenvolvimento das distintas fases
Apresentação dos resultados obtidos com a pesquisa/investigação.

Coerência do programa para com os objetivos

De acordo com os objetivos traçados para a unidade curricular, as aulas estarão fortemente baseadas no estudo de casos reais e na resolução de problemas, sempre o objetivo principal o desenvolvimento do conhecimento de conceitos fundamentais e investigação e intervenção em Património Museológico e sua evolução histórica. Desta forma o aluno será acompanhado e levado a desenvolver a sua capacidade crítica e de análise, estabelecendo e definindo uma postura coerente e fundamentada perante a investigação e intervenção, com destaque para a conservação preventiva, resultando na capacidade de apresentar e defender um ponto de vista coerente. Com um conhecimento alargado de boas práticas, instituições e teorias, o aluno terá a capacidade de estabelecer uma visão coerente, rigorosa, completa e crítica quanto aos diversos tipos de investigação e intervenção no Património Museológico, assim como desenvolver a sua capacidade de investigação individual.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

De acordo com as exigências da unidade curricular, os métodos de ensino são ajustáveis tendo em conta as necessidades apresentadas pelo grupo. Maioritariamente, a unidade curricular desenvolve-se através de aulas com breves exposições teóricas, no sentido de rever conceitos e princípios éticos e teóricos que caracterizam a atividade, passando para a interpretação e avaliação de situações concretas e efetivas da prática da conservação/restauro através de estudos de caso, trabalhos de grupo e visitas de estudo. De forma a consolidar os conhecimentos serão transmitidos através da análise e interpretação de artigos e documentos variados, dando grande importância à análise de situações e casos reais. É de salientar a dinâmica criada em aula, através da discussão e compreensão de situações apresentadas pelos próprios alunos, resultado da sua experiência profissional e extra académica e de um orientação tutorial próxima e empenhada. O aluno desta forma alcança a maturidade teórica necessária para explorar e discutir as mais diversas situações presentes na atividade.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.