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Operações em Turismo e Hospitalidade 2016/2017

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
1. Adquirir e aplicar conhecimento aprofundado de gestão das operações no ecossistema do turismo, na perspetiva da Oferta e da Procura;
2. Reconhecer a importância da hospitalidade como meio de relacionamento por excelência entre stakeholders e fator competitivo de diferenciação na experiência turística;
3. Promover na operação turística a dimensão da hospitalidade, baseada nos princípios de gestão de qualidade total, na prestação dos serviços;
4. Perceber os processos chave de melhoria continua nos vários pilares da hospitalidade: Pessoas, Ambiente, Comunicação, Processos, Cultura;
5. Aplicar estratégias e ferramentas de medição da performance da hospitalidade nas operações turísticas, que conduzam à excelência na oferta e prestação dos serviços;

Pré-Requisitos Recomendados

- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Turismo, Gestão, Ciências Sociais, áreas do património, Geografia, Gestão Hoteleira e áreas afins;
- Titulares de grau académico superior estrangeiro de um Estado aderente que acorde com princípios do Processo de Bolonha em Turismo, Gestão, Ciências Sociais, áreas do património, Geografia, Gestão Hoteleira e áreas afins;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Cientifico;
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido Conselho Científico.

Método de Ensino

Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Aulas expositivas com recurso a sessões de debate sobre as temáticas lecionadas, com o objetivo de consolidar os conhecimentos e identificar possíveis linhas de investigação. As matérias serão enquadradas no conhecimento existente, metodologias, casos de estudo e best practices nacionais e internacionais na área da gestão de operações em organizações do sector do turismo e hospitalidade.
Visitas técnicas a empresas e organizações do sector do turismo e hospitalidade que permitam familiarizar os discentes com as práticas de gestão de negócios turísticos.
Avaliação: análise e reflexão de um caso de sucesso onde a prática assente em bases de qualidade no desenvolvimento das operações. Total de 100% na avaliação da uc.

Conteúdos Programáticos

• O ecossistema de negócio do turismo, como rede de grupos de empresas interconectadas, em coopetição, onde as relações e estratégias dos intervenientes produzem impactes na competitividade dos parceiros;
• Gestão de operações na perspetiva da hospitalidade: alojamento, transportes, distribuição turística, tecnologias de informação, atividades culturais, recreativas e de lazer, como meio de relacionamento e interações entre convidado/ visitante vs anfitrião;
• Aplicação dos princípios de gestão de qualidade total, nos vários pilares da hospitalidade, na prestação dos serviços, definindo estratégias que potenciem a coopetição e as sinergias entre stakeholders.
• O papel dos observatórios de avaliação de performance de qualidade de serviço na análise de expetativas e motivações de públicos: comunicação e produção de imagem. para o desenvolvimento pessoal e profissional dos recursos humanos na perspetiva da hospitalidade (prestação de serviços e do acolhimento);

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Kye-Sung (Kaye) Chon, Raymond T. Sparrowe, (2003). Hospitalidade : conceitos e aplicações / tradução [de] Ana Beatriz de Miranda e Silva; revisão técnica [de] Gleice Regina Guerra. São Paulo : Pioneira Thomson Learning, cop.

Bibliografia Complementar

Partes de artigos e textos a entregar em PDF na aula.

Planificação Semanal

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Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos da unidade curricular adequam-se aos conteúdos programáticos, sendo desenvolvidos de acordo com a evolução na aprendizagem dos temas abordados, encontrando-se adaptados às várias partes em que se divide o programa proposto.
Fazendo uma ligação estreita com exemplos e casos práticos de aplicação, a UC explorará os principais conceitos teóricos, os processos metodológicos e as técnicas de análise fundamentais da área da UC aplicada ao turismo d à hospitalidade. A identificação e avaliação dos tipos de sistemas informáticos a aplicar na hospitalidade permitirá ao estudante analisar diferentes tipos de Sistemas informáticos para suportar diferentes atividades da indústria do turismo e hospitalidade. Todos os tópicos enumerados permitem, ainda, familiarizar os estudantes com a operação e preparar os futuros profissionais do turismo para a realidade do mercado de trabal

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Atendendo a que os objetivos propostos equilibram as teorias fundamentais da UC e a aplicação prática dos conteúdos no domínio dos conceitos, a metodologia adotada cumpre esses fins. Transversal a todo o momento de ensino é a abordagem de casos práticos a apresentar ao longo do percurso letivo, sendo fundamental para estruturar competências no futuro licenciado em turismo. O recurso a estudo de casos, apresentação/seminários de diferentes soluções existentes para a área do Turismo por empresas e análise de diferentes sistemas websites permitirá ao estudante (1) saber identificar e avaliar os melhores tipos de sistemas informáticos a aplicar na indústria do turismo e (2) analisar diferentes tipos de sistemas informáticos para suportar diferentes atividades da indústria do turismo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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