Como chegar
|
Contactos

Geografia do Turismo 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1. Definir e caracterizar turismo, recreio e lazer enquanto componentes da organização do território, contribuindo para ampliar e consolidar conhecimentos sobre as abordagens geográficas do turismo.
2. Compreender os conceitos de áreas geradoras de trânsito e de destino.
3. Caracterizar, do ponto de vista do turismo, as diversas regiões do mundo, identificar os mercados emissores e os mercados recetores.
4. Analisar a interdependência e articulação sistémica entre o território e turismo.
5. Compreender o focus estratégico que deve orientar o desenvolvimento turístico e o papel que o planeamento e a gestão desempenham no turismo.
6. Identificar, no contexto português, o significado e o papel da componente turismo na consolidação do processo de desenvolvimento.
7. Compreender o processo de planeamento e gestão de destinos turísticos.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

1. Conceitos teóricos
2. Estudos de caso
3. Análise de documentos
4. Desenvolvimento de trabalho de grupo

Conteúdos Programáticos

Área 1 | Enquadramento concetual da geografia do turismo
Área 2 | A evolução dos padrões espaciais do turismo internacional no mundo
Área 3 | A evolução dos padrões espaciais do turismo em Portugal
Área 4 | O planeamento e o desenvolvimento turístico
Área 5 | A gestão de destinos turísticos
Área 6 | Planeamento turístico em Portugal

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Hall, C. e Page, S. (2006). The geography of tourism and recreation: Environment, place and space. Londres: Routledge.
Williams, S. (2009). Tourism geography : A new synthesis. Nova Iorque: Routledge.

Bibliografia Complementar

Hall, C. (2005). Reconsidering the geography of tourism and contemporary mobility. Geographical Research, 43(2), pp. 125-139.
Maria, M. (2005). Weather, Climate and Tourism: A geographical perspective. Annals of Tourism Research, 32(3), pp. 571-591.

Planificação Semanal

Semana 1:
Área 1 | Enquadramento concetual da geografia do turismo
Semana 2:
Área 2 | A evolução dos padrões espaciais do turismo internacional no mundo
Semana 3:
Área 3 | A evolução dos padrões espaciais do turismo em Portugal
Semana 4:
Área 3 | A evolução dos padrões espaciais do turismo em Portugal
Semana 5:
Desenvolvimento dos trabalhos de grupo
Semana 6:
Área 4 | O planeamento e o desenvolvimento turístico
Semana 7:
Área 4 | O planeamento e o desenvolvimento turístico
Semana 8:
Área 5 | A gestão de destinos turísticos
Semana 9:
Área 5 | A gestão de destinos turísticos
Semana 10:
Área 5 | A gestão de destinos turísticos
Semana 11:
Desenvolvimento dos trabalhos de grupo
Semana 12:
Área 6 | Planeamento turístico em Portugal
Semana 13:
Área 6 | Planeamento turístico em Portugal
Semana 14:
Desenvolvimento dos trabalhos de grupo
Semana 15:
Desenvolvimento dos trabalhos de grupo
Semana 16:
Apresentação dos trabalhos de grupo

Coerência do programa para com os objetivos

Dos conteúdos programáticos constam, explicitamente, os objectivos que se traçam para a unidade curricular, cuja organização e encadeamento suportará e orientará a concretização do trabalho prático.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino adoptadas procuram, tanto quanto possível, integrar uma componente prática e empírica que objective e concretize um contacto com os domínios em destaque e cumprimento dos
trabalhos práticos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
LiderançaSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)