Como chegar
|
Contactos

Conceção de Projetos em Turismo e Hospitalidade 2016/2017

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1.Integrar os conceitos de ética e de responsabilidade no desenvolvimento de projetos de turismo;
2.Desenvolver investigação aplicada através da conceção de projetos que permita às organizações melhorarem o seu desempenho e atitude;
3.Demonstrar competências técnicas para a criação, desenvolvimento e financiamento de projetos de turismo e hospitalidade com sustentabilidade;
4.Avaliar e analisar criticamente as diferentes abordagens à conceção de projetos na área do turismo e hospitalidade, no âmbito da atuação quer do sector público, quer do sector privado;
5. Definir e distinguir a indústria do turismo no contexto do desenvolvimento socioeconómico e cultural do território.

Pré-Requisitos Recomendados

Licenciatura

Método de Ensino

Pretende-se implementar a combinação do método expositivo/ensino participativo;
Seminários na universidade ou em visita de campo com o objetivo de apresentar as melhores práticas na conceção de projetos de investigação aplicada na área do conhecimento com análise e discussão crítica de case studies e de exemplos de boas práticas de conceção de projetos na área do turismo e hospitalidade;
Orientação tutorial que pretende encaminhar para a proposta de projeto realizado em colaboração estreita com os nossos parceiros;
A avaliação será realizada através de um planeamento de um projeto em turismo e hospitalidade que reflita um desenvolvimento adequado em função dos conteúdos lecionados. Total de 100% na avaliação.

Conteúdos Programáticos

Novos desafios socio económicos no âmbito da conceção de projetos;
Fatores de sucesso para projetos em Turismo e Sustentabilidade;
Ética e responsabilidade no desenvolvimento de projetos;
A importância da missão e objetivos do projeto no enquadramento da missão e estratégia institucional: definições e exemplos no âmbito de Turismo e Hospitalidade;
Aplicação de normas metodológicas de construção, implementação e avaliação
Reconhecimento das diferentes etapas de elaboração de projeto;
A gestão de projetos e a gestão de operações;
Perfil e competências dos managers em Turismo e Hospitalidade;
Liderança, motivação e gestão de conflitos;
A CSR (responsabilidade social das empresas) e o turismo no âmbito dos projetos em turismo e hospitalidade;
Apoios e incentivos financeiros a projetos no âmbito dos quadros comunitários;
Planeamento e implementação de projetos turísticos sustentáveis;
Apresentação de casos práticos no domínio do investimento no turismo e hospitalidade.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Kloppenborg, T. (2012). Contemporary project managment. South Western, Cengage Learning.
Figueira, V., Dias, R. (2011) A responsabilidade social no turismo, Lisboa: Escolar Editora.
Rego, A., Pina e Cunha M., Guimarães da Costa, N., Gonçalves, H., Cabral Cardoso, C. (2007) Gestão ética e socialmente responsável, Lisboa: Editora RH.
Carroll, J. Effective Project Management in Easy Steps
Lock, D. & Harrison, F.L. (2004). Advanced Project Management: A Structured Approach. Burlington: Gower.
Levy, S.B. (2009). Legal Project Management: Control Costs, Meet Schedules, Manage Risks, and maintain sanity. Seatle:
DayPack Books.
Lewi, J. P. (2007). Fundamentals of Project Management. NY: AMACOM Por James P. Lewi

Bibliografia Complementar

a indicar pelo docente.

Planificação Semanal

a indicar pelo docente.

Coerência do programa para com os objetivos

a indicar pelo docente.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

a indicar pelo docente.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.