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Dano Corporal 2016/2017

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

Proporcionar ao aluno a possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos no âmbito da avaliação do dano nas suas mais variadas perspetivas.

Compreender a importância no direito do trabalho, direito civil e no direito penal da avaliação do dano corporal

Aplicar os conhecimentos a casos práticos no âmbito do direito e da medicina.

Investigar a situação com ligação à prática pericial em vários âmbitos.

Pré-Requisitos Recomendados

Licenciado em direito, medicina, psicologia, academia de policia, serviço social e outras licenciaturas com interesse na área

Método de Ensino

Aulas teóricas expositivas sobre os temas contidos no programa curricular.

Visualização de situações concretas de dano corporal através de meios audiovisuais.

Análise crítica de casos práticos nas várias vertentes do direito.

Conteúdos Programáticos

Âmbito e história da clínica médica. O dano corporal nos vários ramos do Direito. Avaliação do dano ortopédico infantil. A avaliação do dano corporal no idoso. A sexologia e o dano corporal. O dano corporal nas várias especialidades médicas. O nexo de causalidade dos traumatismos e sequelas e sua avaliação. Os grandes incapacitados. As lesões mais frequentes na prática desportiva. Problemas de Andrologia. Sua importância médico-legal. A dor como elemento importante na avaliação do dano corporal. A importância da Psiquiatria e da Psicologia na avaliação do dano corporal. O sono na clínica médico-legal. A cirurgia plástica na avaliação do dano corporal. O INS na Avaliação do Dano Corporal. A importância da acupunctura em clínica médico-legal. A transexualidade e sua importância médico-legal. A importância do estudo populacional em clínica médico-legal. Relatórios de avaliação do dano corporal. Pontos a focar na entrevista médica. O papel do assistente social.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Borobia, C.;Valoración del Daño Corporal – legislación, metodologia y prueba pericial médica, Masson, 2006 Brigham, CR, Ensalada LH, Talmage JB. ;The Guides Casebook – Guides to the evaluation of Permanent Impairment (6th ed), , AMA Press, 2007

Carol J. ;Baremo Europeo. In: Valoración del Daño Corporal. Manual de Consulta. , Atelier, Barcelona, 2006 Cleland J. Netter ;Exploración Clínica en Ortopedia – un enfoque para fisioterapeutas basado en la evidência, Masson, 2006

Lucas P, Bargagna M, Borobia C, Béjui-Huges H, Streck W, Vieira DN;La rationalisation de l’évaluation


http://www.a3es.pt/si/iportal.php/process_form/print?processId=b41100a3-c8cd-222e-9043-5436690e346d&formId=4def849c-22f1-6852-d985-… 20/45

15/10/2014 NCE/14/01951 — Apresentação do pedido - Novo ciclo de estudos

européenne des atteints à la personne humaine,, Revista Portuguesa de Avaliação do Dano Corporal, 10 (11):21-35., 2001

Bibliografia Complementar

Lucas FM ;Avaliação das sequelas em Direito Civil, Gráfica de Coimbra, 2005

Miral

Planificação Semanal

Três horas semanais num total de 36 horas

Coerência do programa para com os objetivos

O estudo aprofundado das linhas de investigação sobre as temáticas apresentadas permite ao aluno conhecer as doutrinas existentes, situá-lo historicamente, compreender o seu alcance e analisar criticamente as situações concretas colocadas nas mais variadas hipoteses.

O aluno será capaz de analisar, classificar e avaliar as sequelas de dano corporal nas suas diferentes áreas e vertentes do direito.

A discussão dos parâmetros metodológicos da investigação da avaliação do dano proporcionará ao aluno a aplicação dos conhecimentos na resoluação de casos concretos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas expostivas pretendem transmitir de forma crítica o conheciemnto necessário sobre os princípoios e doutrinas desenvolvidas nas questões contidas no programa da unidade curricualar.

A apresentação de casos práticos visa sensibilizar os alunos para os problemas reais que as situações podem causar.

O debate desses casos práticos tem como objetivo aprofundar a reflexão crítica sobre os problemas concretos que as situações de dano corporal podem causar.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade crítica e de avaliação Sim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escrita Sim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Liderança  
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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