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4 - Marketing e promoção do património enoturístico 2016/2017

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

Pretende-se, com as temáticas a lecionar nesta unidade curricular, que os alunos adquiram um corpo de conhecimento sólido e um conjunto de técnicas e metodologias que lhes permita, em ambiente profissional ser capazes de:
• Compreender e analisar o Marketing-Mix do enoturismo.
• Analisar criticamente a cocriação de valor na experiência de enoturismo.
• Desenvolver estratégias de marketing, promoção e Comunicação, para consciencializar todos os stakeholders em relação à riqueza da Cultura do Vinho e aos princípios do desenvolvimento turístico sustentável.
• Conhecer mercados e formas de distribuição e comercialização, analisando a adaptação da oferta vitivinícola ao desenvolvimento enoturístico e às necessidades e exigências do público-alvo.
• Definir estratégias de criação de Oferta enoturística e consequente colocação no mercado.
• Interpretar e justificar a ligação entre Turismo em espaço rural e Enoturismo.

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

As horas de contacto teórico-práticas serão lecionadas através de exposição teórica relativas aos conteúdos gerais de cada unidade temática, complementada com a análise e discussão de estudos de caso.

Conteúdos Programáticos

Tema 1. O Marketing-Mix do enoturismo: Da criação do Produto à sua implementação e desenvolvimento de estruturas turísticas ao controlo das ações de marketing desenvolvidas.

Tema 2. Cocriação de valor na experiencia de enoturismo – a promoção

Tema 3.Turismo em espaço rural e Enoturismo: potencial de desenvolvimento de territórios.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Melo Brito, C. & Lencastre, P. (Coord.) (2014). Novos horizontes do marketing. Dom Quixote
Jackson, N. (2013). Promoting and marketing events : theory and practice. Routledge.
Morrison, A. M. (2013). Marketing and managing tourism destinations. Routledge.
Kotler, P. & Keller, K. L. (2012). Marketing management. Pearson.

Bibliografia Complementar

Outra bibliografia que se considerar ser relevante para a compreensão de determinadas partes específicas da componente teórica, será indicada aos alunos quando as referidas matérias forem lecionadas.

Planificação Semanal

Semana 1 – O Marketing-Mix do enoturismo
Semana 2 – O Marketing-Mix do enoturismo
Semana 3 – O Marketing-Mix do enoturismo
Semana 4 – Promoção em Enoturismo
Semana 5 – Promoção em Enoturismo
Semana 6 – Turismo em espaço rural e Enoturismo.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos da UC foram organizados de forma a atingir os objetivos de aprendizagem propostos. Os temas 1 e 2 pretendem que os alunos atinjam os primeiros seis objetivos propostos (relacionados com o marketing e promoção do enoturismo). O tema 3 permitirá ao aluno compreender a pertinência da articulação do turismo rural e do enoturismo (sexto objetivo).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo formal de conceitos, teorias e modelos, bem como a discussão de estudos de caso, permitirão ao aluno conhecer os conceitos fundamentais da análise da promoção do enoturismo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoal  
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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