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Promoção do Bem-Estar e da Qualidade de Vida 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Caraterizar os conceitos de bem-estar e qualidade de vida, identificando os seus determinantes, e instrumentos de avaliação adequados.
2. Planear e concetualizar programas de promoção de bem-estar e qualidade de vida, partindo da evidência científica apresentada na literatura sobre o tema e propondo a avaliação da eficácia adequada.
3. Refletir criticamente sobre programas de promoção de bem-estar e qualidade de vida descritos na literatura.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos na área da psicologia da saúde e do bem-estar, e no âmbito da metodologia da investigação.

Método de Ensino

Nesta unidade curricular será implementada uma metodologia de ensino ativa com recurso à utilização de estratégias de ensino e aprendizagem que proporcionem o envolvimento dos alunos. Serão realizadas aulas expositivas, atividades de exploração de leitura, exercícios de conhecimento, trabalhos práticos e provas de avaliação de conhecimento. Como recursos serão utilizados o quadro, o computador e o projetor de vídeo. As bases de dados digitais da UPT, bem como a plataforma de elearning da UPT serão também ferramentas de trabalho indispensáveis.

Conteúdos Programáticos

1. Bem-estar e qualidade de vida:
1.1. Definição dos construtos
1.2. Determinantes
1.3. Instrumentos de avaliação
1.4. Relação com saúde e doença
1.5. A perspetiva da psicologia positiva

2. Promoção do bem-estar e da qualidade de vida:
2.1. Planeamento, conceptualização, desenvolvimento e avaliação da eficácia de programas de intervenção em diferentes contextos
2.2. Programas de intervenção individuais
2.3. Programas de intervenção em grupo e na comunidade

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Baum, A., Reverson, T. A., & Singer, J. (2012). Handbook of health psychology (2nd ed). New York: Psychology Press.

Brannon, L., Feist, J., & Updegraff, J. A. (2014). Health psychology: An introduction to behavior and health (8th edition). Belmont, CA: Wadsworth.

Canavarro, M., & Vaz Serra, A. (2010). Qualidade de vida e saúde: Uma abordagem na perspetiva da Organização Mundial de Saúde. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Glanz, K., Rimer, B., & Viswasnath, K. (2008). Health behavior and health education (4th ed). New York: Wiley.

McQueen, D., & Jones, C. (2007). Global perspectives on health promotion effectiveness. New York: Springer.

Pinto, A., & Silva, A. (Coord.)(2005). Stress e bem-estar. Lisboa: Climepsi Editores.

Sarafino, E. & Smith, T. (2014). Health Psychology: Biopsychosocial Interactions (8th ed). Hobokey,NJ: Wiley&Sons.

Sharma, M., & Remas, J. (2012). Theoretical foundations of health education and health promotion (2nd ed). Sudbury,MA: Jones&Barl

Bibliografia Complementar

Abraham, C., Conner, M., Jones, F., & O’Connor, D. (2008). Health Psychology: Topics in Applied Psychology. London, Hodder Education.

American Psychological Association (2009). Manual of the American Psychological Association (6th ed). Washington DC: American Psychological Association.

Leal, I. (Coord.) (2006). Perspetivas em psicologia da saúde. Coimbra: Quarteto.

Lucas, K. & Lloyd, B. (2005). Health promotion: Evidence and experience. London: Sage Publications.

Odgen, J. (2004). Psicologia da saúde (2ª edição). Lisboa: Climepsi Editores.

Pais-Ribeiro, J. (2007). Introdução à psicologia da saúde (segunda edição). Coimbra: Quarteto.

Suls, J., Davinson, K., & Kaplan, R. (Ed.) (2011). Handbook of Health Psychology and Behavioral Medicine. London: Guilford Press.

Planificação Semanal

1 - Apresentação da unidade curricular (objetivos de aprendizagem, competências específicas, conteúdos programáticos, metodologia de ensino, bibliografia e metodologia de avaliação). Definição dos momentos de avaliação e dos grupos de trabalho. Apresentação da página da unidade curricular na plataforma de elearning da UPT. Apresentação do âmbito dos trabalhos de grupo (elaboração de um programa de promoção do bem-estar e qualidade de vida para diferentes grupos-alvo).

2 - Definição dos construtos de bem-estar e qualidade de vida.

3 - Definição dos construtos de bem-estar e qualidade de vida: exercícios de aplicação de conhecimento e atividades de exploração de leitura.

4 - Determinantes do bem-estar e da qualidade de vida.

5 - Determinantes do bem-estar e da qualidade de vida: exercícios de aplicação de conhecimento e atividades de exploração de leitura.

6 - Instrumentos de avaliação do bem-estar e da qualidade de vida.

7 - Instrumentos de avaliação do bem-estar e da qualidade de vida: exercícios de aplicação de conhecimento e atividades de exploração de leitura.

8 - A relação da saúde e da doença com o bem-estar e a qualidade de vida.

9 - A relação da saúde e da doença com o bem-estar e a qualidade de vida: exercícios de aplicação de conhecimento e atividades de exploração de leitura.

10 - A perspetiva da psicologia positiva no âmbito do bem-estar e da qualidade de vida. Exercícios de aplicação de conhecimento e atividades de exploração de leitura.

11 - Planeamento, conceptualização, desenvolvimento e avaliação da eficácia de programas de intervenção com vista à promoção do bem-estar e da qualidade de vida em diferentes contextos.

12 - Exercícios de aplicação de conhecimento e atividades de exploração de leitura.

Semana 13 – Reflexão Crítica sobre programas de intervenção individuais, em grupo e na comunidade para Promoção da Qualidade de Vida e Bem-Estar. Mesa Redonda com Psicólogos convidados.

Semana 14 - Apresentação de trabalhos subordinados à ao planeamento, conceptualização, desenvolvimento e avaliação da eficácia de programas de intervenção em diferentes contextos. Apresentação e entrega dos trabalhos.

Semana 15 - Apresentação de trabalhos subordinados à ao planeamento, conceptualização, desenvolvimento e avaliação da eficácia de programas de intervenção em diferentes contextos.

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo de aprendizagem "Caraterizar os conceitos de bem-estar e qualidade de vida, identificando os seus determinantes, e instrumentos de avaliação adequados" será alcançado através dos conteúdos lecionados no módulo 1, subordinado ao tema "Bem-estar e qualidade de vida". Os objetivos de aprendizagem "Planear e concetualizar programas de promoção de bem-estar e qualidade de vida, partindo da evidência científica apresentada na literatura sobre o tema e propondo a avaliação da eficácia adequada" e "Refletir criticamente sobre programas de promoção de bem-estar e qualidade de vida descritos na literatura" serão alcançados através dos conteúdos lecionados no módulo 2, subordinado ao título "Promoção do bem-estar e da qualidade de vida".

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas expositivas terão como finalidade apresentar os conteúdos programáticos que visam o alcance dos
objetivos de aprendizagem estabelecidos para a uc. Concretamente, face aos objetivos que visam a caraterização dos conceitos de bem-estar e qualidade de vida, identificando os seus determinantes, e instrumentos de avaliação adequados, serão realizados exercícios de conhecimento e atividades de exploração de leitura. As mesmas metodologias serão implementadas perante os objetivos que pretendem planear e concetualizar programas de promoção de bem-estar e qualidade de vida, partindo da evidência científica apresentada na literatura sobre o tema e propondo a avaliação da eficácia adequada, e refletir criticamente sobre programas de promoção de bem-estar e qualidade de vida descritos na literatura.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSim 
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
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