Psicologia da Saúde, Stress e Coping 2016/2017
- 5 ECTS
- Lecionada em Português
- Avaliação Mista
corpo docente
- apresentação
- conteúdos
- competências relevantes
Objetivos
- Conhecer as especificidades e complementaridades da Psicologia da Saúde e Psicologia da Clínica e suas aplicações;
- Compreender os principais modelos em saúde;
- Conhecer o conceitos de stress e coping, os sinais e sintomas associados, assim como, as várias consequências associadas;
- Identificar fatores da personalidade associados ao stress e o seu impacto na promoção da saúde e prevenção da doença.
- Desenvolver competências de avaliação e intervenção no stress, nomeadamente nos processos envolvidos nos comportamentos de saúde/doença e em condições clínicas.
Pré-Requisitos Recomendados
Não tem pré-requisitos.
Método de Ensino
A unidade curricular será leccionada em aulas de carácter teórico-prático em que serão adoptadas técnicas expositivas e participativas. Haverá sessões práticas de aplicação de técnicas de avaliação e intervenção psicológica.
Conteúdos Programáticos
1 – Psicologia da Saúde:
1.1 – Definição e fundamentos
1.2 – Distinção entre Psicologia da Saúde e Psicologia Clínica
1.3 – Modelos interaccionistas e multifactoriais em saúde
2 – Stress e Coping:
2.2 – Conceito de stress
2.3 – Sinais e sintomas de stress
2.4 – Circunstâncias indutoras de stress
2.5 – Alterações biológicas, cognitivas, emocionais e comportamentais, geradas pelo stress.
2.6 – Diferentes modalidades de coping
2.7 – Personalidade e stress
3 – Avaliação e Intervenção Psicológica no Stress:
3.1 – A 23 QVS (escala de vulnerabilidade ao stress)
3.2 – Entrevista clínica
3.3 – Estratégias de Intervenção Preventivas
3.4 – Estratégias de intervenção Remediativas
Bibliografia e Webgrafia Recomendada
Ramos, N. (2004). Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade Aberta.
Serra, A. V. (2011). O stress na vida de todos os dias. 3ª ed. Coimbra: Quarteto
Guerra, M . P. (2014). Intervir em Grupos na Saúde. Lisboa:Climepsi Editores.
Ogden, J. (1999). Psicologia da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores.
Strauf, R. O. (2007). Health Psychology: a biopsychosocial approach. New York: Worth.
Trindade, I. & Teixeira, J. (2000). Psicologia nos cuidados de saúde primários. Lisboa: Climepsi Editores.
Bibliografia Complementar
Bennett, P. (2002). Introdução Clínica à Psicologia da Saúde. Manuais Universitários. Lisboa: Climepsi Editores.
Lazarus, R. (1966). Psychological Stress and the Coping Process. New York: McGrawHill.
McIntyre T. (1994). Psicologia da Saúde: Áreas de intervenção e perspectivas futuras. Braga: APPORT.
Planificação Semanal
Semana 1
Apresentação do programa da unidade curricular, método de avaliação e bibliografia recomendada.
Semana 2
Psicologia da Saúde: Definição e fundamentos; Distinção entre Psicologia da Saúde e Psicologia Clínica.
Modelos interaccionistas e multifactoriais em saúde.
Semana 3
Stress e Coping: Conceito de stress; Sinais e sintomas de stress; Circunstâncias indutoras de stress
Semana 4
Alterações biológicas, cognitivas, emocionais e comportamentais, geradas pelo stress.
Semana 5
Diferentes modalidades de coping. Personalidade e stress.
Avaliação Psicológica no Stress:
- A entrevista clínica
- A 23 QVS (escala de vulnerabilidade ao stress)
Semana 6
Estratégias de Intervenção Remediativas
Semana 7
Mini-teste
Semana 8
Programa "Eu e os Outros" (Psicólogas convidadas da ARS-Norte)
Semana 9
Programa "Eu e os Outros" (Psicólogas convidadas da ARS-Norte)
Semana 10
Programa "Eu e os Outros" (Psicólogas convidadas da ARS-Norte)
Semana 11
Programa "Eu e os Outros" (Psicólogas convidadas da ARS-Norte)
Semana 12
Programa "Eu e os Outros" (Psicólogas convidadas da ARS-Norte)
Semana 13
Programa "Eu e os Outros" (Psicólogas convidadas da ARS-Norte)
Semana 14
Estratégias de Intervenção Remediativas
Semana 15
Revisões da matéria leccionada ao longo do semestre
Coerência do programa para com os objetivos
Num primeiro momento, serão expostos os conteúdos acerca das especificidades e complementaridades da Psicologia da Saúde e da Psicologia Clínica, das suas especificidades, principais modelos, assim como dos conceitos de stress e coping, dos sinais e sintomas associados e consequências associadas e, a identificação de fatores da personalidade associados ao stress. Depois da aquisição destes conhecimentos, seguem-se momentos de prática de avaliação e intervenção, que permitirão o desenvolvimento de competências neste âmbito.
Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos
Uma vez que se pretende que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos de conceitos e modelos da Psicologia da Saúde, Stress e Coping, a metodologia de ensino será numa primeira fase, expositiva, seguindo-se o desenvolvimento de competências de avaliação e intervenção, com recurso ao role-play, permitindo aos estudantes o ensaio dessas mesmas estratégias.
competência genérica relevante | desenvolvida? | avaliada? |
---|---|---|
Análise e síntese | Sim | Sim |
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos | Sim | Sim |
Capacidade crítica e de avaliação | Sim | Sim |
Capacidade de adaptação a novas situações | Sim | |
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação | Sim | |
Capacidade de decisão | Sim | |
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor | Sim | |
Capacidade de investigação | Sim | Sim |
Capacidade negocial | ||
Competência em informática e uso de novas tecnologias | Sim | Sim |
Competência em língua estrangeira | Sim | |
Comportamento ético e responsável | Sim | Sim |
Comunicação oral e escrita | Sim | Sim |
Conhecimento de outras culturas e costumes | ||
Criatividade | Sim | |
Gestão da informação e da aprendizagem | Sim | |
Liderança | ||
Preocupação com a eficácia | Sim | |
Preocupação com a qualidade | Sim | Sim |
Relacionamento interpessoal | Sim | |
Saber organizar, planear e gerir | Sim | Sim |
Trabalho em contexto internacional | ||
Trabalho em equipa | Sim | Sim |
Valorização da diversidade e da multiculturalidade |