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Gestão Financeira 2016/2017

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No fim da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
1. Criticar e comparar diferentes possibilidades de investimento
2. Explicar, interpretar e prever os vários cenários possíveis de investimento
3. Avaliar, classificar e selecionar os cenários possíveis, em situações de contexto complexo.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos nas áreas financeiras e de contabilidade.

Método de Ensino

É aplicado um método misto, combinando a exposição teórica com a participação ativa dos estudantes, sendo fomentado o debate e a argumentação, bem como a autoaprendizagem e capacidade de investigação, através da análise crítica de artigos científicos que abordam as matérias expostas. Privilegia-se a autodescoberta e a discussão coletiva, de forma a sedimentar os conhecimentos obtidos a partir de estudos de casos. São promovidos seminários/palestras específicas, com instituições de renome, sobre as principais características e dificuldades dos projectos de investimento de PME e Grandes Empresas.

Conteúdos Programáticos

1 - Tipologias de investimento
2 - Fluxos Financeiros e Critérios de Decisão
3 - Origens de Fundos e o Custo de Capital
4 - Análise da Sensibilidade
5 - Situações de conflito
6 – Desenvolvimento de um Projeto de Investimento

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bierman, H., Smidt, S., (2006) Advanced Capital Budgeting: Refinements in the Economic Analysis of Investment Projects, Routledge, 1st Edition.
Kurowski, L., Sussman, D.. (2011). Investment Project Design: A Guide to Financial and Economic Analysis with Constraints. Wiley, 1st Edition.
Isabel Soares, José Moreira, Carlos Pinho, João Couto; (2011). Decisões de Investimento: Análise Financeira de Projectos, Sílabo, 2ª Edição.

Bibliografia Complementar

Bierman, H., Smidt, S., (2006) The Capital Budgeting Decision: Economic Analysis of Investment Projects, Routledge, 9th Edition.
Damodaran, A. (2001) Corporate Finance – Theory and Practice, WILEY.
Ross, S.A., Westerfield, R.W. e Jaffe, J. (2012). Corporate Finance, McGraw-Hill, 10th Edition

Planificação Semanal

Sessão 1 - Apresentação da FUC aos estudantes, Objetivos da UC e respetivos conteúdos programáticos. Bibliografia recomendada. Método de avaliação. Guidelines para o artigo científico.? Tipologias de investimento
Sessão 2 - Fluxos Financeiros
Sessão 3 - Critérios de Decisão
Sessão 4 - Origens de Fundos e o Custo de Capital. Cenários e medidas de sensibilidade
Sessão 5 -Palestra IAPMEI - O Investimento nas PME's
Sessão 6 - Situações de conflito. 1º momento de avaliação.
Sessão 7 – Desenvolvimento de um Projeto de Investimento.
Sessão 8 – Seminário : Grandes |nvestimentos: Características e constrangimentos.
Sessão 9 - Desenvolvimento e conclusão de um Projeto de Investimento.
Sessão 10- Apresentação e discussão coletiva dos trabalhos de grupo.

Coerência do programa para com os objetivos

Para atingir o objetivo 1. “Criticar e comparar diferentes possibilidades de investimento” são lecionados os conteúdos programáticos iniciais “Tipologias de investimento, Fluxos Financeiros e Critérios de Decisão e por fim Origens de Fundos e o Custo de Capital”. Para o objetivo 2. “Explicar, interpretar e prever os vários cenários possíveis de investimento” contribuem os conteúdos “Análise de Sensibilidade e Situações de Conflito”. No que concerne ao último objetivo “Avaliar, classificar, selecionar e implementar os cenários possíveis, nomeadamente em casos complexos” será desenvolvido um trabalho académico, suportado num projeto de investimento elaborado pelos estudantes.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O primeiro objetivo corresponde a uma exposição teórica seguida de processos de autodescoberta e discussão na aula dos aspetos positivos e negativos dos vários tipos de projetos de investimento, suportado em artigos científicos selecionados para o efeito.
Para o Segundo objetivo, será fomentado o debate e a argumentação, bem como a autoaprendizagem e capacidade de investigação, através da resolução de problemas no contexto de elaboração de um projeto de investimento.
O terceiro objetivo permitirá aos estudantes a adaptação à realidade desenvolvendo os mesmos temas na sequência de guidelines disponibilizadas, permitindo aos alunos a preparação e redação de um trabalho académico sobre a mesma temática.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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