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Estratégia e Desenvolvimento Empresarial 2016/2017

  • 7 ECTS
  • Lecionada em Inglês
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O aluno deverá ser capaz de saber:
A. Identificar e explicar os diferentes modelos de análise e gestão estratégica lecionados.
B. Interpretar e eleger os melhores modelos de análise e gestão estratégica para alcançar uma estratégia adequada.
C. Combinar e aplicar diversos modelos de gestão estratégica a casos concretos.
D. Elaborar um estudo de diagnóstico e análise estratégica aplicado a um caso concreto.
E. Desenvolver a capacidade de síntese e redigir um artigo cientifico.

Pré-Requisitos Recomendados

Organização de Empresas, Contabilidade, Marketing, Finanças e de Controlo de Gestão.

Método de Ensino

A. Método expositivo para apresentação teórica dos conteúdos programáticos.
B. Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula (método do caso).
C. Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos com indicação dos pontos fortes e das áreas a melhorar em trabalhos futuros.

Conteúdos Programáticos

Part I THE STRATEGIC POSITION
Introduction to Part I
Chapter 1 Introducing strategy
Chapter 2 The environment
Chapter 3 Strategic capabilities
Chapter 4 Strategic purpose
Chapter 5 Culture and strategy

Commentary on Part I
The Strategic Position

Part II STRATEGIC CHOICES
Introduction to Part II
Chapter 6 Business strategy
Chapter 7 Corporate strategy and diversification
Chapter 8 International strategy
Chapter 9 Innovation and entrepreneurship
Chapter 10 Mergers, acquisitions and alliances

Commentary on Part II
Strategic Choices

Part III STRATEGY IN ACTION
Introduction to Part III
Chapter 11 Evaluating strategies
Chapter 12 Strategy development processes
Chapter 13 Organising for success
Chapter 14 Leading strategic change
Chapter 15 The practice of strategy

Commentary on Part III
Strategy in Action
Presentation of the different study methodologies for diagnosis and strategic analysis McKinsey, BSC, Bain & Company, Booz,..

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Required Reading:
GERRY Johnson, RICHARD Whittington, KEVAN Scholes, DUNCAN Angwin, PATRICK Regnér (2014), "Exploring Strategy Text & Cases", 10/E, Pearson.

GHEMAWAT, Pankaj (2011), "Mundo 3.0: La Prosperidad Global y las Vías para Alcanzarla", DEUSTO.

MAGRETTA Joan (2012), PORTER Michael - O Essencial sobre a Estratégia, Concorrência, Centro Atlântico.

MARCEL Assen Van, BERG Gerben van & PIETERSMA Paul, “Key Management Models”, FT Prentice Hall.

MONTGOMERY, Cynthia a. (2012), “The Stragist – Be Leader Your Business Needes”, Harper Collins Publish.

OLIVIER Meier, (2005), "Diagnostc Stratégique", Dunod, Paris.

RICHARD, P. Rumelt (2012), “Good Strategy, Bad Strategy”, Profile Boocks Ltd.

SPENSER, J. C. (2014), “Business Strategy – Managing Uncertainty Opportunity & Enterprise”, Oxford University Press.

VAN DEN BERG Gerben, PIETERSMA Paul (2014) “Key Managment Models”, Pearson Education Limited.

Bibliografia Complementar

Accenture (www.accenture.com)

AT Kearney (www.atkearney.com)

Bain & Company (www.bain.com)

Booz Allen (www.bai.com)

Boston Consulting Group - também conhecido como BCG (www.bcg.com)

BSC (www.bsc.com)

MAGALHÃES, M. J. Rodrigues de (2015). A competitividade das empresas multinacionais da industria farmacêutica e dos parceiros de negócio resultante da opção estratégica de insourcing empresarial. In CIEM 5a Conferência Ibérica de Empreendedorismo. Oeiras, 15-18 Out. 2015.

MAGALHÃES, M. J. Rodrigues de (2015). A função customer service melhora ou não a competitividade das organizações em termos empreendedorismo empresarial? In CIEM 5a Conferência Ibérica de Empreendedorismo. Oeiras, 15-18 Out. 2015.

MAGALHÃES, M.J. Rodrigues de (2013). La problemática de la delimitación de una Organización en Unidades Estratégicas de Negocio (U.E.N.). Ph. D. Thesis, Universidad Vigo, Espanha.

McKinsey (www.mckinseyquarterly.com)

Planificação Semanal

1ª Sessão. Abordagem ao estudo de diagnóstico e análise estratégica.
2ª e 5ª Sessões. Estudo de diagnóstico e análise estratégica.
6ª e 8ª Sessões. Estudo de pertinência e análise estratégica.
9ª e 11ª Sessões. Estudo de implementação e análise estratégica.
11ª e 13ª Sessões. Estudo de controlo e análise estratégica.
14ª Sessão. Exame de avaliação.
15ª Sessão. Pitch de 10 minutos para apresentação do “Estudo de diagnóstico e análise estratégica”.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos (1 a 5) lecionados e a respetiva bibliografia recomendada e complementar, permitirão ao aluno realizar com sucesso um exame de avaliação (6) sobre os conhecimentos adquiridos (A, B e C). Para além disso, permitirão ao aluno assimilar uma metodologia adequada e indispensável no apoio à redação do “estudo de diagnóstico e análise estratégica”, contribuindo para o sucesso do pitch realizado (7) sobre o mesmo.
O aluno deve demonstrar saber interpretar, resolver e aplicar todos os conteúdos programáticos (1 a 5) lecionados a situações concretas (D), evidenciando-os no relatório de “estudo de diagnóstico e análise estratégica” e no pitch (7), o que permitirá avaliar e criticar a eficácia e a eficiência dos conhecimentos adquiridos ao longo da unidade curricular (A, B e C).
De modo a que se evidencie o domínio científico dos conhecimentos adquiridos (1 a 5) ao longo da unidade curricular, o aluno terá de optar por um tema específico e redigir um artigo cientifi

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A utilização do método expositivo (método ensino A) para a apresentação teórica dos conteúdos programáticos (1 a 5), concomitante com a aplicação de métodos demonstrativos e ativos, como a análise de casos reais e a discussão em sala de aula (método ensino B), conseguirá verificar se os alunos são capazes de saber interpretar, resolver e aplicar os diversos modelos de gestão estratégica a situações concretas (A, B e C).
Em sala de aula, a discussão dos trabalhos apresentados com a indicação dos pontos fortes e das áreas a melhorar em trabalhos futuros (método ensino C), permitirá ao aluno obter sucesso no exame de avaliação (ponto 6) sobre os conhecimentos adquiridos (A, B e C), além de permitir avaliar e criticar o nível de eficácia e da eficiência dos conhecimentos adquiridos ao longo da unidade curricular (D), apoiando-o na redação de um artigo cientifico que será submetido na plataforma da UPT (E) para posterior avaliação e classificação.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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