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Economia e Política do Turismo 2016/2017

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Esta unidade curricular visa dotar os alunos dos conhecimentos essenciais relativos à economia aplicada ao turismo.
Pretende-se, com as temáticas a lecionar nesta unidade curricular, que os alunos adquiram um corpo de conhecimento sólido e um conjunto de técnicas e metodologias que lhes permita, em ambiente profissional ser capazes de:
. Conhecer as linhas gerais da Política do Turismo em Portugal (PENT 2020)
. Identificar as entidades nacionais e internacionais importantes na política de turismo e principais funções
. Explicar os conceitos económicos aplicados ao turismo
. Compreender as dimensões essenciais da análise económica do turismo e conhecer indicadores/ metodologias úteis para efetuar essa análise
. Compreender os potenciais impactes económicos do turismo e os potenciais indicadores para a sua avaliação
. Compreender a pertinência da análise económica do turismo

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

As horas de contacto teórico-práticas serão lecionadas através do método expositivo formal de conceitos, teorias e modelos, complementado com a resolução de exercícios de aplicação desses conceitos, análise e discussão de estudos de caso.

Conteúdos Programáticos

Tema 1| Conceitos económicos aplicados ao turismo
Tema 2 | Sistematização de conceitos relevantes para a análise económica do turismo
Tema 3 | Política do Turismo
Tema 4| Análise económica da procura turística
Tema 5| Análise económica da oferta turística
Tema 6 | Conta Satélite do Turismo
Tema 7 | Impactes económicos do turismo
Tema 8 | Importância económica do turismo

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

.Cunha, L. (2013). Economia e política do turismo. Lidel- Edições Técnicas (Existe na Biblioteca)
.Tribe, J. (2011). The economics of recreation, leisure and tourism.  Amsterdam : Elsevier, cop. (Existe na Biblioteca)
.Samuelson, P. A. (1999). Economia. McGraw-Hill. (Existe na Biblioteca)

Bibliografia Complementar

Bull, A. (1996). The economics of travel and tourism. Sydney: Longman.
Mathieson, A. & Wall, G. (1990). Tourism: economic, Physical and social impacts. Logman Scientific & Technical.
Organização Mundial do Turismo - OMT (1999). Conta Satélite do turismo: quadro conceptual, OMT.
Silva, J. A. (1991). O Turismo em Portugal: uma Análise de Integração Micro-Macroeconómica, Dissertação de Doutoramento apresentada à Universidade Técnica de Lisboa. (online)
Sinclair, M. T. & Stabler, M. (1997). The Economics of Tourism, London: Routledge.
Vanhove, N. (2005). The economics of tourism destinations. Elsevier.
World Tourism Organization (1995). Concepts, definitions and classifications for tourism statistics, WTO.

Nota: Outra bibliografia que, eventualmente, se considerar ser relevante para a compreensão de determinadas matérias específicas da componente teórica, será indicada aos alunos quando as referidas matérias forem lecionadas.

Planificação Semanal

Semana 1 – Apresentação da disciplina (programa, objetivos, avaliação).
Semana 2 a 4 – Tema 1: Conceitos económicos aplicados ao turismo (1.1. Economia; 1.2. Tipologias de Bens: Livres/Económicos; 1.3. Elasticidade; 1.4. Agentes económicos; 1.5. Custos de oportunidade, custos fixos e variáveis; 1.6. Mercado; 1.7. Estruturas de Mercado)
Semana 5 e 6 – Tema 2: Sistematização de conceitos relevantes para a análise económica do turismo.Tema 3: Política do Turismo;(1º teste avaliação)
Semana 6 e 7 – Tema 4: Análise económica da procura turística (4.1. Indicadores utilizados para a quantificação da procura turística; 4.2. Determinantes económicas da procura turística;).
Semana 7/8 – Tema 4: Análise económica da procura turística (4.3. Elasticidade da procura turística).
Semana 9 – Tema 5: Análise económica da oferta turística (5.1. Delimitação económica da oferta turística; 5.2. Elasticidade da oferta de produtos turísticos).
Semana 10 – Tema 5: Análise económica da oferta turística (5.3. Determinantes económicos da oferta turística; 5.4. Avaliação económica de recursos turísticos livres). 2º teste avaliação;
Semana 11 – Tema 6: Conta Satélite do Turismo (6.1. Contextualização; 6.2. Objetivos e estrutura; 6.3. O caso de Portugal).
Semana 12 – Tema 7: Impactes económicos do turismo (7.1. Identificação dos principais impactes económicos do turismo).
Semana 13 – Tema 7: Impactes económicos do turismo (7.2. O multiplicador turístico; 7.3. Fontes de indicadores para avaliar os impactes económicos do turismo).
Semana 14 –Tema 8: Importância económica do turismo (8.1. Relevância da análise económica do turismo para a definição de políticas para o sector; 8.2. A importância económica na atualidade, a nível nacional e internacional; 8.3. Previsões da evolução da importância económica do turismo).
Semana 15 – Tema 8: Importância económica do turismo (8.3. Previsões da evolução da importância económica do turismo). Exercicios aplicação. 3º teste avaliação.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos da UC foram organizados de forma a atingir os objetivos de aprendizagem propostos. O tema 1 foi delineado para permitir ao aluno conhecer as linhas gerais da Política do Turismo em Portugal e identificar as entidades nacionais e internacionais importantes na política de turismo, bem como as suas principais funções (primeiro e segundo objetivos). Os temas 2 e 3 pretendem que os alunos atinjam o terceiro objetivo proposto (Explicar os conceitos económicos aplicados ao turismo). Os temas 4, 5 e 6 permitirão ao aluno ser capaz de compreender as dimensões essenciais da análise económica do turismo e conhecer indicadores/ metodologias úteis para efetuar essa análise (quarto objetivo), enquanto o tema 7 permitirá que o aluno compreenda os potenciais impactes económicos do turismo e os potenciais indicadores para a sua avaliação (quinto objetivo). O tema 8, por fim, possibilitará ao aluno compreender a pertinência da análise económica do turismo (sexto objetivo).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo formal de conceitos, teorias e modelos, permitirá ao aluno conhecer os conceitos fundamentais da análise económica do turismo. Complementarmente, a resolução de exercícios de aplicação desses conceitos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSim 
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
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