Como chegar
|
Contactos

Igreja de S. Nicolau

Localiza-se em plena zona ribeirinha no enquadramento da casa do Infante, da praça da Ribeira, Bolsa, igrejas de S. Francisco, Capela de Nossa Senhora do Ó e Mercado Ferreira Borges. A sua primeira construção, sobre o espaço de uma ermida do século XIII, data de 1671 e anuncia o forte crescimento económico e populacional dessa área urbana junto ao rio.

Reconstruída em 1762, após um incêndio que a destruiu parcialmente, reúne elementos dos estilos maneirista e barroco. A nova igreja é da autoria de Frei Manuel de Jesus Maria. Na fachada, encontra-se a imagem do padroeiro num nicho sobre o janelão. O retábulo em talha é da autoria de Frei Manuel Jesus Monteiro e a pintura do altar-mor, móvel, reservada ao tema da Adoração do Santíssimo Sacramento, está a atribuída a João Glama Stroberle.

Na sacristia, encontram-se várias obras valiosas, entre elas peças de ourivesaria de Domingos Sousa Coelho e um arcaz proveniente de Hamburgo, com puxadores em bronze, datado do século XIX. Salientam-se, ainda, dois baldaquinos portáteis, exemplares de grande raridade.

Nesta Igreja, está sediada a Confraria de Santo Eloy, padroeiro dos ourives de ouro e prata da cidade do Porto. Entre as obras de referência, salientam-se a imagem de São Nicolau, o magnífico altar em talha dourada, estilo rococó que alberga a referida pintura da autoria de João da Gama Strobelle.

Altar-mor da Igreja de S. Nicolau. Pintura central de João Glama Stroberle

Horários de culto: quartas, sextas e sábados às 19h; domingos às 9h16

Festas Religiosas: Senhora do Ó - 3º fim de semana de setembro; S. Nicolau - 6 de dezembro; Santo Elói - 1º domingo de dezembro; Procissão noturna de Nossa Senhora de Fátima - 13 de maio; Via Sacra - 3ª feira antes da Páscoa.

Tempo de visita guiada – 15 minutos

Horário da visita livre:

Segunda, quarta, sábado - 9h às 12h e 16h às 20h

Domingo - 9h às 11h

Terça - Encerrada

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.