Como chegar
|
Contactos

Igreja de S. João Novo

Construídos na escarpa que desce até ao Douro, num local designado de “Boa Vista”, mosteiro e igreja dominam o rio e a paisagem de todo o centro histórico que cresceu na margem norte. A construção aproveitou, ainda, a muralha, na qual ancorou a construção da igreja e mosteiro. Partes da muralha são possíveis de ver e de acompanhar pelo exterior.

Edifício com planta de cruz latina, foi construído sobre a ermida de S. João de Belmonte. Apresenta grandes semelhanças artísticas e arquitetónicas com a igreja do antigo Colégio jesuítico de S. Lourenço. No interior, encontram-se vários altares de talha do período barroco (século XVII) e azulejos da mesma época. No altar-mor, enriquecido com retábulo, datado do período entre 1757 e 1766, encontra-se uma tela móvel reservada ao tema da Visão de Santo Agostinho, atribuída a João Glama Stroberle, pintor de origem alemã, que nasceu em Lisboa no ano de 1708. Este pintor, com várias obras no Porto, estudou em Roma, na Academia de S. Lucas, para onde partiu em 1734. Regressou a Portugal por influência de D. Frei José Maria da Fonseca e Évora, bispo do Porto.

 O coro alto compõe-se por um cadeiral de uma só fila e do lado do Evangelho localiza-se um órgão de tubos que enriquece de forma magnífica todo o coro alto. Salientam-se ainda os azulejos alusivos à vida de Santa Rita de Cássia, da autoria de Bartolomeu Antunes localizados no altar lateral de Santa Rita, a imagem de Santo Ovídeo, e destaca-se, ainda, a imagem de Nossa Senhora da Guia, da autoria de Manuel Miranda, sita no altar colateral do lado da epístola de Nossa Senhora da Guia. De grande interesse na igreja é o altar do Senhor dos Passos, localizado no lado direito, com imagem de grandes dimensões e de grande realismo. Desta igreja saía a procissão do Senhor dos Passos, muito provavelmente seria a imagem que se encontra neste altar lateral que saía em procissão.

No altar-mor, pode ver-se um mausóleo que capta a atenção de quem passa pela sua magnífica decoração. Desconhece-se a quem pertence.

Ladeia a igreja o Mosteiro de S. João Novo, dedicado a S. João, hoje usado como tribunal. Aqui habitaram os Frades Eremitas Calçados de Santo Agostinho.

Em frente à igreja, encontra-se o Palácio de S. João Novo, construído em finais do século XVIII, de estilo barroco que muitos atribuem a Nicolau Nasoni; foi hospital militar durante o Cerco do Porto, nas Guerras Liberais, e, mais tarde, Museu de Etnografia.

Altar- mor da Igreja de S. João Novo Órgão de tubos no coro alto Altar de Santa Rita com azulejos alusivos à vida de santa Rita de Cássia. Imagem de Santo Ovídeo no plano central em baixo Altar do Senhor dos Passos

 

Horários de culto: quintas às 9h; sábados às 17h30

Festas Religiosas:  S. João dia 24 de junho

Tempo de visita guiada – 20 minutos

Horário da visita livre:

Segunda - 9h às 11h e 15h às 17h

Terça a sexta - 9h às 17h

Sábado - 10h às 14h e 15h às 18h

Domingo – Encerrada

 

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.