Como chegar
|
Contactos

Igreja de S. José das Taipas

A igreja de S. José das Taipas encontra-se no enquadramento da igreja dos Clérigos, Centro Português de fotografia, antiga Cadeia d

a Relação do Porto, Fonte do Olival, Jardim da Cordoaria e casa de Almeida Garrett. O local designado de “Taipas” refere-se aos entaipamentos que por aqui se fizeram no século XVI por se encontrar esta zona atacada de peste. Os entaipamentos isolavam os doentes e, assim, evitavam o contágio com a restante população.

De estilo neoclássico, a sua construção iniciou-se no ano de 1795 e finalizou no ano de 1878. O templo tem uma só nave em abóbada de berço, suportada por dez arcos. A obra é de Carlos Amarante, arquiteto e engenheiro militar do neoclassicismo, autor de vasta obra no norte de Portugal. Da sua autoria, salientam-se os conhecidos monumentos do Bom Jesus, Igreja do Pópulo e Igreja do Hospital de S. Marcos, localizadas em Braga; a Ponte de São Gonçalo sobre o Rio Tâmega, em Amarante; Ponte das Barcas, no Porto, (hoje desaparecida); Reitoria da Universidade do Porto; igreja da Trindade, no Porto; Palácio da Brejoeira, em Monção.

A igreja de S. José das Taipas encontra-se intimamente ligada aos acontecimentos ocorridos durante as Invasões Napoleónicas e à memória da população da cidade que ainda se ressente das violências praticadas e do terror que invadiu a urbe por esses tempos. Guarda no seu interior uma pintura alusiva ao Desastre da Ponte das Barcas, episódio histórico de grande relevo para a cidade, ocorrido durante as invasões francesasa 29 de março de 1809. Esta pintura original em cobre encontrava-se na Ribeira e assinalava o local onde a ponte, que ligava Porto e Gaia, construída sobre barcas (daí a designação de Ponte das barcas), ruiu perante a massa populacional portuense em fuga para a margem sul, impelida pela invasão militar francesa. Hoje, a pintura alusiva ao massacre está protegida no interior da igreja e, em sua substituição, foi colocada uma outra peça em bronze do escultor Teixeira Lopes. Na Ribeira, o altar, ainda cuidado pela população local, designa-se de Alminhas da Ponte. Do lado direito da porta de entrada, é possível recolher esmolas para as almas do Desastre da Ponte das Barcas.

São ainda de salientar no interior da igreja um presépio do séc. XVIII, atribuído à Escola de Machado de Castro; uma pintura da antiga escola alemã, representando a Nossa Senhora da Divina Providência, um Cruzeiro e outras obras que se encontram na área museológica anexa.

É ainda possível visitar a Cripta, sob marcação de visita, e a torre sineira de onde se pode apreciar uma vista fantástica sobre o Porto e sobre a cintura da antiga muralha correspondente à Porta do Olival.

A igreja é administrada pela Irmandade das Almas de S. José das Taipas, criada em 1780. A Irmandade celebra anualmente o Desastre da Ponte das Barcas com procissão que sai da Igreja e se dirige ao local das Alminhas da Ponte.

Altar da Igreja das Taipas Altar da Igreja das Taipas com pintura alusiva ao desastre da Ponte das Barcas Pormenor do Presépio de Machado de Castro na área de visitação da Igreja das Taipas

 

Classificação:

Horários de culto: Últimas quintas do mês às 21h30

Festas Religiosas: S. José - no dia 19 de março, a Paróquia da Vitória celebra a missa nas Taipas; S. José - a Irmandade organiza missa solene no sábado ou domingo mais próximos do dia 19 de março; Romagem às alminhas da Ponte (romagem à Ponte das Barcas) - sábado ou domingo mais próximo do dia 29 de março; Missa Solene a S. Nicolau Tolentino – novembro; Orações de Taizé (organizado pela Irmandade) - 3ª quarta-feira do mês.

É na Igreja das Taipas que se localiza a única capela mortuária da Paróquia da Vitória, portanto aí se realizam as exéquias.

Tempo de visita guiada – 30 minutos

Horário da visita livre:

Segunda a sexta - 10h30 às 13h30 e 15h às 18h30

Sábado - 10h30 às 13h30

Domingo – Encerrada

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.