Como chegar
|
Contactos

O Departamento de Psicologia e Educação é como uma unidade orgânica da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, pretendendo assim contribuir para a missão global desta instituição. Em concreto, a missão do Departamento de Psicologia e Educação é alicerçada em três pilares que se interligam e reforçam mutuamente.

O primeiro pilar concretiza-se em oferta formativa ao nível pré e pós-graduado fundamentada nos princípios de uma aprendizagem ativa, construtiva e aplicada ao longo da vida, e que permita responder às necessidades e exigências societais e aos enquadramentos legais que fundamentam a atuação de psicólogos e educadores. No ano de 2018/19 o DPE oferecerá formação ao nível do 1º ciclo de estudos em Psicologia e em Educação Social e ao nível do 2º ciclo de estudos em Psicologia Clínica e da Saúde, em Ciências da Educação e em Administração e Gestão da Educação. Oferecerá, também, um conjunto de iniciativas de formação pós-graduada, que têm em vista a optimização de conhecimentos aplicados e especializados. Toda a oferta formativa do DPE pode ser consultada aqui.

O segundo pilar consiste no investimento em investigação fundamental e aplicada nas áreas de base do DPE. Queremos que essa investigação obedeça aos mais altos critérios de qualidade e reconhecimento a nível nacional e internacional, e que possa fundamentar um ensino informado e alicerçado nas áreas de especialização dos docentes e investigadores que integram o nosso departamento. O DPE encontra-se em sinergia com o Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense (http://inpp.upt.pt/), um centro de investigação que coordena e articula as iniciativas de produção e divulgação de conhecimento por parte do corpo docente e, sempre que possível, em colaboração com corpo discente.

O terceiro pilar inclui a ligação à comunidade académica e não académica. O DPE propicia um ambiente de ensino-aprendizagem caracterizado pela criação das condições necessárias ao sucesso e desenvolvimento integral de alunos e docentes. O DPE encontra-se, também, ligado à comunidade não académica, pela prestação de serviços e estabelecimento de protocolos de colaboração que visam responder, em primeiro lugar, às necessidades desta comunidade, mas também às necessidades de aprendizagem e investigação do DPE. Este departamento tem vários protocolos estabelecidos com instituições públicas e privadas, nomeadamente no âmbito dos estágios curriculares dos 1º e 2º ciclos de estudo, e investe na sua actualização e diversificação constante. É neste enquadramento dinâmico, jovem e investido que o DPE acolhe futuros alunos ou colaboradores. Sejam, assim, bem-vindos!

Paula vagos (PhD), Diretora do Departamento de Psicologia e Educação

 

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)