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Newsletter DTPC, julho 2014

 

Isabel Vaz de Freitas

Diretora de Departamento de Turismo, Património e Cultura

A universidade Portucalense aposta fortemente no Turismo como polo dinamizador da economia portuguesa. Portugal está a crescer visualmente para o exterior, a qualidade da oferta turística é uma realidade e os prémios de reconhecimento multiplicam-se. Neste contexto da oferta de Portugal e do produto português, a nossa formação está pensada tendo por base Portugal e o que é português, associados ao desenvolvimento do território e ao aumento da qualidade na oferta dos produtos.






 

Em particular, motivam-nos os produtos e destinos assentes no nosso território, com particular atenção para os centros históricos, produtos culturais e patrimoniais, onde a qualidade, a originalidade e as questões de autenticidade merecem muita atenção e muito trabalho. Quando falamos em produtos culturais e patrimoniais, o leque é alargado: gastronomia, vinhos, monumentos, artesanato, etnografia, arquitetura, artes em geral, paisagem, património imaterial, centros históricos, atividades tradicionais, e muitos outros sítios e bens que merecem toda a atenção e valorização feita de uma forma séria e por especialistas nas áreas.

Reforçamos que o trabalho feito com conhecimento é um trabalho com qualidade. É essa preocupação que nos distingue. Fazer bem, orientado por quem tem conhecimento das matérias, de uma forma verdadeira e real.



 

Parcerias com organizações ligadas ao Turismo: uma estratégia para a empregabilidade

 

 

Josefina Salvado

Coordenadora 1º ciclo em Turismo

 

 

A Universidade Portucalense Infante D. Henrique lança este ano para o mercado de trabalho o seu primeiro grupo de Licenciados em Turismo. Sendo a empregabilidade uma preocupação fundamental desta instituição de ensino, o desafio colocou-se em proporcionar aos seus estudantes, o contacto com a realidade da atividade turistica e com os desafios práticos do setor, através de um diálogo próximo com entidades empregadoras e com associações profissionais de excelência.



 

 

Este grupo de alunos desenvolveu no seu último ano 160 horas de estágio curricular, permitindo por um lado uma formação mais apta e prática face às tendencias de mercado e por outro uma preciosa colaboração de entidades parceiras e de associações profissionais que através do seu feedback, colaboram na melhoria de conteúdos curriculares. Estes protocolos com entidades de referencia no turismo tem um cariz “ganha-ganha” podendo constituir-se como a força motriz de uma estratégia de desenvolvimento, e um instrumento catalisador de iniciativas positivas de diagnóstico, que auxiliem na implementação de futuras ações, para ambas as organizações. É com muito gosto e gratidão que indicamos os parceiros de referencia, que nos apoiaram e acompanharam nesta nossa 1ª viagem.

Os nossos parceiros:

Direção Regional de Cultura do Norte
Entidade Regional Porto e Norte
Subnauta – Comércio e Aluguer de Embarcações e Artigos Náuticos SA
Adriano Ramos Pinto vinhos SA
Agência de Viagens Tagus, SA
Associação Comercial do Porto
Associação das Empresas de Vinho do Porto
Câmara Municipal de Valongo
Câmara Municipal de Famalicão
Câmara Municipal de Póvoa do Varzim
Câmara Municipal de Lousada
Câmara Municipal do Porto
Porto Carlton
Porto Wellcome Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Rota do Vinho do Porto – Associação de Aderentes
Star-Viagens e Turismo S.A.
Top Atlântico DMC Portugal (Porto)
Anes & Pinto Lda. (Casa Branca)
Grupo Pestana SA, Pousadas
Hotel AC Porto
Jinkospa – Barcelos
KIB - Karting Investimentos de Braga, SA
Movijovem
Star-Viagens e Turismo S.A.
DouroAzul – Sociedade Marítimo-Turística, SA
Ecotours Portugal
Fijitour Viagens e Turismo, Lda.
Porto Wellcome Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Raso Viagens e Turismo SA
Rota do Vinho do Porto
Turismo de Portugal, I.P.
Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações
Caça Palavras, Lda.
Porto Lazer Empresa de Desporto e Lazer do Município do Porto, E.M.
Feira Viva, Cultura e Desporto, E.M.
Oficina – Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães, CIPRL
Opium
Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo, S.A.
Sott Agência Criativa, Lda.
Viagens Agreu, S.A.
Nova Companhia do Grande Hotel das Caldas da Felgueira, SA.
Hotéis do Bom Jesus, S.A.
vigemac – Viagens e Turismo, lda.

 

Um Muito Obrigado por acolherem os nossos projetos e os nossos alunos.

A nossa oferta formativa

CET em Técnicas e Gestão em Turismo

1º Ciclo em Turismo
1º Ciclo em História e Geografia
1º Ciclo em Economia Criativa
1º Ciclo em Conservação e Restauro

2º Ciclo em Património Cultural e Desenvolvimento do Território
2º Ciclo em Património Artístico Conservação e Restauro

Short Master em Cultura do Vinho e Enoturismo
Short Master em Marketing Turístico
Short Master em Turismo e Qualidade

Os nossos alunos

Valentina Cardoso

Presidente do NETUR

O Núcleo de Estudantes de Turismo da Universidade Portucalense, constitui-se como o órgão de representação dos estudantes de Turismo da UPT e tem a possibilidade de proporcionar à comunidade estudantil oportunidades de desenvolvimento pessoal no domínio cultural, social e académico.

A nossa missão centra-se não só na constituição de uma ponte sólida de interligação entre a comunidade de estudantes, a universidade e o mercado de trabalho, como também permitir a melhoria da qualidade de ensino e das relações estabelecidas entre a comunidade académica.

 

Temos como ambição integrar e mobilizar os estudantes do 1º e do 2º ciclo de estudos, para a realização de iniciativas capazes de constituírem ações individuais e coletivas de carácter sustentável (clique na fotografia abaixo para visualizar  o video).

 

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