Como chegar
|
Contactos

Projetos internacionais de literacia digital

Projetos internacionais de literacia digital

“Delta Project”, “DIS-CODE” e “Intemis” são três projetos internacionais, integrados no projeto “Erasmus+”, que a Universidade Portucalense abraçou, no âmbito da literacia digital e da inovação pedagógica.

O “Delta Project” pretende “sensibilizar alunos e professores de escolas profissionais para a tecnologia dos drones, conceber ambientes de trabalho inovadores, desenvolvendo os recursos necessários para a realização de um projeto de trabalho liderado por alunos e promovendo a lógica de gamificação para estimular o empreendedorismo e a competição de ideias para o desenho, desenvolvimento e implementação de novas aplicações para utilização de drones”, explica Alexandra Baldaque, representante da universidade nestes três projetos.

Pretende-se, deste modo, “aumentar a literacia no domínio matemático-científico dos alunos, dotando-os de competências técnico-profissionais, para responder às necessidades do mercado de trabalho, e desenvolver novos programas didáticos baseados no ambiente de trabalho e na aprendizagem”.

O projeto “DIS-CODE” visa dar formação aos professores de Matemática do Ensino Secundário, com vista à utilização da programação e da codificação nas aulas para aumentar a motivação dos alunos. No âmbito desta formação, a UPT, em parceria com a Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, levará, em outubro, duas professoras de Matemática a Bruxelas para formação. O rojeto é coordenado pela Fundação Politécnico de Milão.

Já o “Intemis” orienta-se para a capacitação dos professores no uso das estratégias de ensino mais inovadoras, nomeadamente para o conceito de sala de aula invertida (‘flipped classroom’), procurando melhorar a alfabetização digital de professores e de alunos, aumentando a motivação e o sucesso académico.

 

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)