Como chegar
|
Contactos

O sucesso do curso de preparação para o CEJ

O sucesso do curso de preparação para o CEJ

O 28º Curso de Preparação para o Exame de Admissão ao CEJ - Centro de Estudos Judiciários mostrou, mais uma vez, ser uma referência na preparação dos alunos. A taxa de sucesso dos candidatos admitidos à prova oral foi de 31%, quando a média nacional é de 21%, e 11.1% dos candidatos admitidos frequentaram este curso.

Mais de 3000 candidatos à magistratura já frequentaram esta formação que foi a primeira a ser lançada em Portugal, há 28 anos. O corpo docente de elevada preparação garante uma informação atualizada e uma predisposição para a abordagem dos temas da vida judiciária, no momento da prestação de prova de ingresso, assim como durante a frequência do curso.

Gil Moreira dos Santos, coordenador do curso, afirma: “é gratificante ver que a ideia compartida com o Dr. Montalvão Machado e o Conselheiro Matos Fernandes teve acolhimento e que fomos capazes de criar condições que tanto contribuíram para a pós-formação de juristas, que deixam palavras de aplauso”.

“Com o obrigado a docentes e inscritos que, acorrem e acorreram, do Minho ao Algarve, com licenciatura nas diversas Universidades, ano após ano, como gostaríamos de ouvir dizer, daqui a 22 anos, que a Universidade Portucalense soube, nestes 50 anos, dar execução qualificada aos princípios que a estruturaram”.

Ana Teresa Araújo Martins, uma das estudantes desta edição do curso admitida ao CEJ, indica que a inscrição em dois módulos lhe permitiu “o estudo acompanhado de todas as matérias sobre as quais versam os exames escritos e, posteriormente, as orais”.

“Os docentes transmitiram-nos a sua experiência na prática, o que enriqueceu bastante o estudo da componente teórica das matérias. Além disso, as chamadas de atenção constantes para a jurisprudência relevante e para os acórdãos uniformizadores foram elementos essenciais. A par desta componente, ao longo das sessões em ambos os módulos, os docentes apresentavam-nos situações práticas para resolvermos, o que estimulava o nosso sentido crítico acerca das matérias estudadas. Foi sem dúvida uma excelente aposta”.

As candidaturas para a 29ª edição do Curso de Preparação para o Exame de Admissão ao CEJ - Centro de Estudos Judiciários encontram-se já abertas e o início de aulas está agendado para 9 de outubro de 2017.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)