Como chegar
|
Contactos

Simulação de um julgamento

Simulação de um julgamento

A simulação de um julgamento é já tradição da licenciatura de Direito e, no dia 28 de Abril, repetiu-se a experiência, simulando-se uma audiência final, no âmbito de um processo declarativo civil, que contou com a participação do juiz de Direito, Virgínio Costa Ribeiro, e dos advogados, Pedro Pinheiro Torres e Márcia Passos.

A estudante Inês Santos, que desempenhou o papel de juíza, revela: “foi uma experiência enriquecedora, desde a elaboração dos articulados até à audiência de julgamento, tivemos oportunidade de perceber da perspetiva do juiz, do advogado, das partes e mesmo das testemunhas como o que aprendemos se aplica na prática judiciária. No primeiro ano da licenciatura, já tínhamos tido esta oportunidade, mas sem o impacto desta, desde logo porque agora frequentamos o quarto ano e temos uma noção do Direito que não tínhamos. Desta forma, esta simulação foi importante para termos a perceção da evolução ao longo destes quatro anos. A maior dificuldade que senti foi a nível da competência do juiz, nomeadamente na elaboração dos despachos e da assentada, uma vez que nunca tinha feito nada com esse teor. Tendo em conta a função que representei, umas das maiores dificuldades também foi a condução do julgamento”.

Já Lorena Alves, no papel de testemunha por parte do réu, destaca “a oportunidade de abordar, em termos práticos, os conteúdos teóricos lecionados nas aulas”.

Desta experiência retira várias lições: “o estudo intensivo e pormenorizado que deve ser realizado para um melhor conhecimento da história em causa, assim como compreender os diferentes pontos de vista para se conseguir alcançar uma maior amplitude do caso, sendo benéfico que as partes se posicionem no lugar uma da outra, de forma a fortalecer a defesa e a estratégia”.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.