Como chegar
|
Contactos

Newsletter DICT julho 2013

Criação da Incubadora NET-UPT

Uma das preocupações do Projeto Educativo da Portucalense (UPT) é o empreendedorismo. Várias medidas têm sido tomadas ao longo destes últimos anos de forma a fomentá-lo nos nossos alunos.

Inicialmente, implicou que o trabalho docente estimulasse a autonomia dos estudantes e a sua capacidade de resolução de novos problemas, preparando-os para o trabalho em grupo, para a perceção do risco e a assunção da iniciativa, para a criação de empresas e a liderança. Numa segunda fase introduziu-se, com cariz obrigatório, em todos os planos de cursos de 1º ciclo, a unidade curricular de Empreendedorismo. Finalmente, e no caso particular do DICT criou-se o NET-UPT: Nicho de Empresas Tecnológicas da UPT.

O NET-UPT visa fomentar o desenvolvimento de uma rede de pequenas ou microempresas, de base tecnológica criadas por alunos, ou antigos alunos da UPT. O NET-UPT tem como objetivo apoiar o lançamento destas empresas nos dois primeiros anos da sua vida. Estas empresas nascerão de projetos inovadores propostos, anualmente, à Direção do DICT.

A Portucalense facultará um ambiente propício ao desenvolvimento das empresas dando apoio logístico em termos de espaço, estacionamento, Internet, impressoras, recursos de informação e disponibilizando um conselho consultivo formado por um conjunto de docentes.

As primeiras candidaturas para apresentação de projetos abrirão no dia 15 de janeiro e o resultado será divulgado no dia 30 de março. Em cada ano serão acolhidos, no máximo. três novos projetos, selecionados por um júri que integra docentes da UPT e representantes de empresas

Mais informação pode ser consultada aqui ou através da direção do departamento (flopes@upt.pt ou 225572607)
 


Recycle you

A Portucalense lança este ano o programa “Recycle you” de forma a permitir que os seus antigos alunos se possam manter atualizados. O DICT, à imagem de outros departamentos, selecionou, dos seus planos de estudo, um conjunto de unidades curriculares em áreas emergentes e de grande atualidade que podem ser frequentadas a um preço significativamente mais baixo do que normal. A inscrição numa unidade curricular dá direito a certificado de frequência.

As unidades curriculares oferecidas pelo DICT são:

de 1º ciclo: Marketing Digital, Sistemas de Suporte à Decisão, Segurança de Sistemas de Informação, Segurança de Sistemas Informáticos, Gamificação
de 2ª ciclo: Auditoria de Sistemas de Informação, Liderança em Projetos de Sistemas de Informação, Multimédia Interativa, Desenvolvimento de Software, Análise de Risco e Certificação de Software

Mais informação pode ser consultada aqui ou através do gabinete de ingresso ingresso@upt.pt.
 


Candidaturas abertas para o Short Master em Gestão de Sistemas de Informação

Estão abertas as candidaturas para o short master em Gestão de Sistemas de Informação, cujas aulas arrancarão em 21 de fevereiro.

Neste curso será dado uma especial ênfase ao alinhamento dos sistemas de informação com a estratégia organizacional, apresentando-se conceitos, métodos e técnicas que permitem a conceção, planeamento e avaliação de projetos de sistemas de informação.

Este curso foi concebido para que os conteúdos programáticos do módulo Estratégia e Sistemas de Informação estejam alinhados com as boas práticas e certificações profissionais de referência (ex: COBIT 5, CGEIT, CRISC ou CISA) e os conteúdos programáticos do módulo Gestão de Serviços abranjam o syllabus mais recente do exame de acesso ao ITIL Foundation Certificate (ITIL edição de 2011 da V3), segundo a APMG.

Mais informação pode ser consultada em http://www.uportu.pt/curso.php?e=359 ou através do gabinete de Ingresso, ingresso@upt.pt
 


Novo ciclo de Workshops

Tendo concluído recentemente o ciclo de workshops “Estado da arte em …”, o DICT promove agora um novo conjunto de workshops que se traduzem em cursos, curtos, de sensibilização, em áreas emergentes, práticos e sem custos para quem as frequente e que são um pequeno contributo, dentro de uma preocupação maior que se quer ajudar a dar resposta, o da Estratégia europa 2020, que visa o aumento da empregabilidade, a aposta na área das TI como ferramenta de suporte ao ensino, o desenvolvimento das e-competências e a aposta nas TI para o suporte à diferenciação e desenvolvimento económico, em especial das PMEs, de forma a permitir a europa sair desta crise.

As workshops oferecidas este ano letivo são: Programa de Apps para Smartphones, HTML/CSS, PHP, Multimédia Educacional, O MOODLE no processo de aprendizagem, Os sistemas de respostas no processo ensino- aprendizagem

A inscrição é obrigatória e deve ser feita através de formulário disponípvel, para o efeito, na página da UPT.
 

 


Projeto Erasmus Intensive Program (IP)

Este ano vimos aumentada a nossa participação em mais um novo projeto internacional, IP. Iremos participar, pela primeira vez, no programa “IP PROMAND”, que se realizará em Bydgoszcz, Polónia, de 9 a 22 de março, cujo tema é a programação para dispositivos móveis em Android.

Participaremos, mais uma vez num outro programa, “IP DaSBuG” cujo tema é “Data Science”, que se realizará em Riga, Letónia, de 30 de março a 12 de abril.

Em ambos os projetos cada instituição participará com um grupo de alunos e um ou dois professores. O DICT participará com estudantes, preferencialmente, do 2º e 3º anos dos cursos de 1º ciclo.
 


Bolsa de iniciação à investigação

Este ano, pela primeira vez, a Portucalense criou Bolsas de Investigação, com vista, não só a incrementar a investigação, mas também a atrair os melhores estudantes de 1º ciclo para a continuação dos estudos de 2º ciclo na Universidade.

No caso do DICT foram selecionados os alunos Luis Miguel da Silva Freitas Carvalho e Marco César Ramos Clemente a quem felicitamos publicamente.
 


Visita da CAE da A3ES

No âmbito do processos de avaliação dos ciclos de estudo que a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, A3ES, tem vindo a realizar, o DICT, em setembro, recebeu a visita da Comissão de Avaliação Externa, nomeada para avaliar os cursos de 1º ciclo em Informática e TSI e 2º ciclo em Informática. A CAE mostrou-se, globalmente, satisfeita com a visita, estando o DICT a aguardar o Relatório Final.
 


Semana acolhimento dos alunos do 1º ano dos cursos de 1º ciclo

Realizou-se entre os dias 18 e 24 de setembro a semana de acolhimento aos novos alunos do DICT. Este evento tem como objetivo, por um lado, desenvolver algumas competências fundamentais, preparando os alunos que ingressam nos cursos de 1º ciclo do DICT, para as exigências académicas que irão enfrentar, e por outro, os acolher de uma forma mais pessoal e próxima facilitando a integração no departamento/universidade,

Como já vem sendo tradição a semana de acolhimento foi constituída por um conjunto de seminários ou workshops e um trabalho, com apresentação obrigatória, realizado em grupo e com a supervisão de vários docentes do departamento. Esta semana incluiu também momentos informais de convívio.

 


Jantar de distribuição de prémios da 4ª e 5ªedição Short Master Business Intelligence

No passado dia 4 de dezembro realizou-se o jantar de distribuição de diplomas e do prémio Microsoft. O DICT felicita o Mauro Almeida, vencedor da 4ª edição, e o José Carlos Ferreira, vencedor da 5ª edição que infelizmente não pode estar presente. O prémio Microsoft para cada um de estes alunos consistiu no Exam 70-463 (Implementing a Data Warehouse with Microsoft SQL Server 2012).

O DICT agradece, mais uma ve, à Microsoft o prémio que anualmente atribui ao melhor aluno destre curso.
 

 


Atividades NEDIUP:I-DO TECH

O núcleo de estudantes de informática da UPT organizou entre 14 de outubro e 18 de novembro um curso de formação, I-DO TECH, para um público com idade superior a 50 anos. O curso tinha como objetivo familiarizar os participantes no uso de ferramentas colaborativas tais como, mail, redes sociais, Skype, youtube e e-business. Esta formação foi gratuita, e contou com cerca de 20 participantes. O curso foi muito bem avaliado pelos formandos tendo estes solicitado uma nova formação, de nível mais avançado. No segundo semestre, o NEDIUP vai repetir este curso e lançar um novo. O DICT orgulha-se com o trabalho deste grupo de alunos e de forma particular, felicita o Vasco Feliz e o Airton Camboa, autores da ideia.
 


3DS Entrepreneurship Ecosystem Grant Program

No fim-de-semana, de 22 e 24 de novembro, decorreu na Universidade Portucalense o “3 Day Startup Oporto”, uma prova de empreendedorismo, no qual 45 estudantes, dos quais 4 do DICT, procuraram criar uma empresa de base tecnológica.

O DICT orgulha-se pela iniciativa ter estado a cargo do João Silva, aluno do 3º ano de TSI.

No final, o júri selecionou seis projetos que aguardam agora apoios, institucional e financeiro, de incubadoras ou entidades ligadas ao empreendedorismo, para poderem ser executados, estando os estudantes da UPT a ajudar os mentores das ideias selecionadas na captação de apoios. Os projetos selecionados foram: Estuda, TickIN, Knowmycity, Farmxperience, City of Flowers e QR Guys.
 

 


Inquérito aos antigos alunos DICT – pedido de colaboração

De forma a poder dar resposta às necessidades dos antigos alunos e também aos requisitos legais exigidos pela Agência de Avaliação do Ensino Superior e ao Sistema de Gestão de Qualidade, o DICT lançou, no passado dia 27 de dezembro, um inquérito a todos os seus antigos alunos (1º, 2º e 3º ciclo). Neste momento, só temos cerca de 18% das respostas dos contactos que temos na base de dados de email, o que está muito aquém das nossas expetativas e necessidades, até porque pretendemos, também, com este inquérito incrementar a base de dados de antigos alunos.

Agradecemos a vossa melhor colaboração preenchendo o inquérito disponível em https://formularios.uportu.pt/index.php/survey/index/sid/334655/newtest/Y/lang/pt e divulgando esta iniciativa pelos colegas do curso.
 


Curso de 1988 festejou 25 anos

O DICT teve conhecimento dos primeiros festejos de 25 anos de um curso da Portucalense. O curso que terminou em 1988 reuniu-se num almoço na Casa do Vinho Verde tendo o festejo durado até de madrugada. O DICT felicita este grupo de alunos e espera que muitos outros festejos de 25 anos de licenciatura se repitam.
 

 


Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.