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Mestrado em Administração e Gestão da Educação

Nos últimos anos, a formação especializada tem vindo a ser reconhecida não só como um fator fundamental de construção da profissionalidade docente, mas também como um requisito necessário para o exercício de funções particularmente exigentes e complexas, como é o caso, entre outras, das funções de Diretor e de Coordenador de Departamento.

Neste processo de reconhecimento profissional e normativo da formação especializada, a administração educacional têm sido recorrentemente privilegiada, tendo em conta a relevância indiscutível para o exercício competente e sustentado das múltiplas funções que a profissão docente reclama – hoje mais do que nunca.

Para efeitos previstos no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, o presente curso releva como curso de formação especializada para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário, profissionalizados, que à data de entrada no curso tenham pelo menos cinco anos de serviço docente.

Destaca-se a acreditação do curso de formação especializada em Administração e Gestão Educacional pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (registo de acreditação: CCPFC/CFE-3130/17), conferindo a parte curricular de mestrado 12 créditos para efeitos de formação contínua.

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30 vagas totais para candidatura. faça aqui a sua candidatura

duração de 2 anos

Coordenação:

 

Prof. Doutora Sandra Raquel Gonçalves Fernandes

 

Porquê escolher este curso?

No sentido de promover, nos seus alunos, as competências pessoais e profissionais necessárias ao desenvolvimento de respostas eficazes perante as crescentes e mais complexas solicitações do mercado de trabalho (quer em termos de investigação quer de práticas de intervenção), este ciclo de estudos oferece uma formação que alia a transmissão de conhecimentos científicos sólidos a situações práticas e reais dos contextos de trabalho. É dada uma especial atenção à gestão em contexto educacional e em todos os procedimentos que se encontram adstritos a essa prática.

Destaca-se a acreditação do curso de formação especializada em Administração e Gestão Educacional pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (registo de acreditação: CCPFC/CFE-3130/17), conferindo a parte curricular de mestrado 12 créditos para efeitos de formação contínua.

Saídas Profissionais

Direção, coordenação, avaliação de desempenho e gestão da formação e educação.

Objetivos

São objetivos do 2º Ciclo de estudos em Administração e Gestão da Educação:

- Qualificar para o exercício das de administração e de gestão em educação no que respeita às funções de direção e de gestão pedagógica, administrativa e financeira dos estabelecimentos de educação e de ensino.

- Compreender as dinâmicas organizacionais das escolas segundo uma perspetiva científica e em função dos principais modelos e teorias de análise da organização escolar.

- Aplicar as metodologias de investigação científica com vista ao estudo dos processos e práticas de organização, liderança e gestão administrativa e pedagógica dos estabelecimentos de educação e de ensino.

- Desenvolver capacidades de inovação educacional e de intervenção em contexto educativo e escolar, tendo em conta os contributos da investigação em educação.

- Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo, segundo uma perspetiva de desenvolvimento profissional. Neste processo de reconhecimento profissional e normativo da formação especializada, a administração educacional têm sido recorrentemente privilegiada, tendo em conta a relevância indiscutível para o exercício competente e sustentado das múltiplas funções que a profissão docente reclama – hoje mais do que nunca.

 

Diploma ou certificado conferido

O Mestrado releva para efeitos de progressão na carreira, nos termos do art.º 54 do Decreto-Lei n.º 75/2010, de 23 de junho (Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário).

Investigação

Linha 1 - Gestão e inovação no contexto escolar

Nesta linha, a investigação está orientada para a relação entre a gestão e a inovação, dando particular destaque a temáticas como os modelos de gestão escolar, estratégias de combate ao insucesso escolar e formação de professores.

Linha 2 - Avaliação em contexto educativo

Nesta linha, a temática aglutinadora é a avaliação, considerando três vertentes: avaliação de escola/institucional, avaliação de aprendizagens e avaliação de desempenho docente.

Linha 3 - Autonomia, gestão e liderança

Nesta linha são desenvolvidos projetos orientados para as temáticas da liderança, gestão de conflitos e relações escola/família.

Projetos em curso

Desenvolvimento de projetos no âmbito do NIDEPES (Núcleo de Investigação Interdisciplinar de Desenvolvimento Pessoal e Social).

Contactos

Os candidatos podem obter informações relativas ao curso através:

 coordenação do curso mest.AdminGestEdu@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

Drª. Margaret Amorim

Drª. Cristina Miranda

Contactos Tlf: 225 572 222 / 23 Tlm: 969 773 967 Nº Verde 800 270 201

Email: ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

6º feira das 18h00-22h00 e sábado das 9h00-13h00

Outras informações

Destaca-se a acreditação do curso de formação especializada em Administração e Gestão Educacional pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (registo de acreditação: CCPFC/CFE-3130/17), conferindo a parte curricular de mestrado 12 créditos para efeitos de formação contínua.

Requisitos de ingresso

No ingresso à candidatura ao curso de Administração e Gestão da Educação rege-se pelas condições previstas no n.º1 do artigo 17 D.L. .º 74/2006 de 24 de março alterado pelo D.L n.º 107/2008 de 25 de junho e pelo D.L. n.º 115/2013 de 7 de agosto.

Plano de Estudos 2017/2018


1º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Gestão e Desenvolvimento de Projectos83030
Legislação e Normativos Institucionais6
Metodologia de Investigação10401050
Sociologia da Educação63030

1º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Avaliação em Contexto Educativo6
Comunicação e Gestão de Conflitos63030
Gestão de Recursos8
Modelos e Práticas de Administração e Gestão Escolar10

2º Ano, AnualUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Dissertação60

Horas de contacto brevemente disponíveis.

Corpo docente


DocenteEmail
Sandra Raquel Gonçalves Fernandessandraf@upt.pt

Plano Financeiro

Candidaturas (isento para alunos provenientes do 1º ciclo da UPT): 164,00 Euros

Seguro: 28,00 Euros

Matrícula: 305,00 Euros

Inscrição curricular anual: 305 Euros (174,00 Euros no ano da matrícula*)

Propina de frequência para 60 ECTS por ano (opções):

- 11 Prestações mensais setembro a julho: 341 Euros

- Pagamento 5 meses: 375 Euros/mês

- Pagamento único anual (Desconto de 3%): 3.637,50 Euros

Notas: A propina de frequência do 2º ano do plano curricular é 50%. Valor do ECTS: 62,50 Euros *Neste caso é paga em fevereiro.

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