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Mestrado em Marketing e Negócios Digitais

Negócios Digitais e Digitalização dos Negócios

O universo digital tem vindo, nos últimos anos, a adquirir uma preponderância social e económica inquestionável. Novos consumidores com acesso a informação ilimitada, já não são um agente passivo, são interlocutores activos que procuram e constroem as soluções mais convenientes. Consumidores mais imediatistas, mais conscientes e informados exigem soluções e respostas mais rápidas e flexíveis. Estes consumidores desafiam a convencional abordagem de marketing e o modo de fazer negócios.

A gestão das organizações e dos negócios tem vindo a sofrer alterações indeléveis em resultado dos avanços no domínio tecnológico. Por um lado, assiste-se à emergência de negócios de base tecnológica, mas também à necessidade de incorporação das potencialidades e características das novas tecnologias nos modelos tradicionais de gestão.

Por isto, a digitalização dos novos negócios e dos já existentes, já não é uma opção mas sim uma inevitabilidade. As empresas e instituições necessitam responder a este desafio da era global e digital, com uma nova cultura empresarial protagonizada por novos gestores.

Em resposta aos desafios colocados pelo ambiente crescentemente digital e pela necessidade de empresas e negócios incorporarem estas tendências, o mestrado em Marketing e Negócios Digitais proporciona uma formação que equilibra a capacidade de dominar os métodos e ferramentas de abordagem ao mercado, as competências de desenvolvimento de negócios em contexto global, e a aplicação das potencialidades tecnológicas aos negócios.

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30 vagas totais para candidatura. faça aqui a sua candidatura

duração de 4 semestres

Anúncio n.º 98/2017 in Diário da República, 2.ª série — N.º 124 — 29 de junho de 2017

Coordenação:

 

Prof. Doutor Pedro Jorge Nunes Ferreira

 

Porquê escolher este curso?

A McKinsey & Company, uma reputada consultora internacional, refere num estudo* recente sobre a economia digital que “estratégias digitais arrojadas, firmemente integradas, serão o que distinguirá as empresas ganhadoras, e os maiores retornos irão para aquelas que iniciarem disrupções digitais”. A consultora termina sugerindo que as empresas deverão actuar de forma decisiva quer na criação de negócios digitais, quer na digitalização de modelos de negócio existentes.

O único mestrado a oferecer um blend entre o marketing, os negócios e o digital

O mestrado em Marketing e Negócios Digitais responde a este desafio e necessidade. A combinação do marketing, dos negócios, e do digital apresenta-se como o aspecto diferenciador face às restantes ofertas a nível de mestrado. Com as competências adquiridas ao longo desta formação, o estudante estará apto para desenvolver e operacionalizar estratégias de negócio capazes de dar resposta aos desafios da economia digital.

Pensamento e Acção; Estratégia e Operações num só mestrado

Os conteúdos reflectem esta abordagem inovadora combinando temas fundamentais para o desenho estratégico – como a estratégia, tendências de consumo, marketing estratégico e operacional e gestão de marcas –, com temas que permitem a operacionalização da estratégia – como a comunicação integrada nos meios digitais, marketing intelligence, marketing analítico, laboratórios digitais, e comércio electrónico.

Sabe mais, Faz mais, Experiencia mais

A estratégia de aprendizagem centra-se no aluno e na dimensão experiencial da aprendizagem, privilegiando o learn-by-doing, a resolução de problemas e best practices seminars. Na parte final da formação, para além da dissertação, a possibilidade de optar pela realização de um estágio ou de um projecto permite, não só o contacto com a realidade empresarial, mas também a possibilidade de desenvolver ideias inovadoras e com potencial de negócio.

*The case for digital reinvention (Jacques Bughin, Laura LaBerge, and Anette Mellbye), McKinsey & Company, Fevereiro de 2017

 

O que dizem os docentes

   Frederico d'Orey

O mercado é sempre o grande mestre no marketing.
O mundo dos negócios atual, tão competitivo e dinâmico, exige às empresas uma ação comercial forte, rápida e informada. O Gestor comercial é quem mais próximo está dos clientes e percebe as dinâmicas dos mercados. Assumir a dimensão estratégica da direção comercial é fundamental para as organizações de sucesso, neste contexto competitivo contemporâneo.A articulação adequada da política comercial e de marketing exige, conhecimento da realidade do mercado, experiência e predisposição para a ação e orientação para resultados.Nesta UC O o foco é nesse grande Mestre, O Mercado.

João Miguel Lopes

Os meios digitais e a forma como estes têm evoluído ao longo da história transformaram por completo o processo de mediatização e o modo como nos relacionamos, consumimos e partilhamos conteúdos, produtos e serviços. Uma das consequências diretas deste facto é a transformação que os processos de marketing e comunicação têm sofrido, devido à influência destes meios e do poder das plataformas que os suportam. Neste mestrado aprendemos a compreender todo este novo pragadigma, e ganhamos valências ao nível dos processos de marketing e comunicação, no âmbito dos meios digitais online.

  Cristina Sousa

Ter boas ideias não é suficiente! O sucesso depende do desenho e desenvolvimento de um modelo de negócio. Neste mestrado obténs conhecimentos e ferramentas para inovar e empreender.

  Márcia Gonçalves

Num mundo cada vez mais digital, conhecer e experimentar estratégias e técnicas de comércio eletrónico e saber como criar valor em ambiente virtual são chaves fundamentais a qualquer profissional.

  Joana Carvalho

O paradigma digital alterou significativamente a forma como comunicamos e interagimos. A UC de Laboratórios Digitais oferece uma perspetiva 360 sobre as diferentes plataformas e ferramentas para um engagement mais eficaz alinhado com a estratégia de comunicação.

   Pedro Valente

Acompanhar a sua concorrência e o estado da sua indústria é parte integrante da operação de qualquer negócio. O Marketing Intelligence reorganiza os sentidos humanos a favor do seu negócio, cada vez mais digital.

 

Saídas Profissionais

Até onde queres ir?

O World Economic Forum prevê que algumas profissões de futuro ainda não existirão hoje. Mas com uma preparação combinada nas áreas do marketing, dos negócios, e do digital, as possibilidades que se abrem são inúmeras. Prepara-te para o futuro...

Funções relacionadas com as áreas do marketing e do digital das organizações, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, nomeadamente:

- definição de estratégias blend (online e offline)

- comunicação digital

- marketing digital

- gestão de redes sociais

- customer relationship management (CRM)

- gestão de comércio electrónico

- data-mining e análise do consumidor

- outras com componente digital

Objetivos

a) Conceber e implementar soluções de suporte à criação de negócios digitais no mundo global;

b) Conceber e implementar soluções que permitam integrar a dimensão digital em modelos de negócio tradicionais;

c) Integrar e promover uma cultura de inovação no contexto do negócio;

d) Adotar uma filosofia de marketing no desenvolvimento e gestão de negócios;

e) Integrar as ferramentas tecnológicas na gestão de negócios, desde a recolha, organização, análise, exploração e disseminação de informação;

f) Resolver problemas de negócio e marketing em ambiente digital fazendo uso de métodos e técnicas de investigação científica, comunicando e defendendo de forma clara a proposta de soluções;

g) Saber usar e selecionar ferramentas digitais de suporte ao marketing e a novos modelos de negócio

Diploma ou certificado conferido

Mestrado em Marketing e Negócios Digitais

Curso de Especialização em Marketing e Negócios Digitais

Investigação

O REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies, centro de investigação que tutela o Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, anualmente apresenta os projetos de investigação em curso nos quais se poderão inserir as dissertações de mestrado e os trabalhos de projeto.

Contactos

Coordenação: mest.MarketingNDigitais@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

Drª. Margaret Amorim

Drª. Cristina Miranda Contactos

Tlf: 225 572 222 / 23

Tlm: 969 773 967

Nº Verde 800 270 201

Email:ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

Segundas e Terças (manhã e tarde)

Outras informações

Requisitos de ingresso

Podem candidatar-se os:

i) titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, nas áreas das ciências empresariais, ciências da comunicação ou áreas afins;

ii) titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha, nas áreas das ciências empresariais, ciências da comunicação ou afins;

iii) titulares de um grau académico superior que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo o conselho cientifico da UPT;

iv) Detentores de um curriculo escolar, cientifico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da UPT.

Plano de Estudos 2017/2018


1º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Estratégica Empresarial525.54.530
Estudo do Consumidor e Tendências do Consumo5
Inovação e Empreendedorismo425.54.530
Marketing Analítico524630
Marketing Estratégico e Operacional639645
opcional Direção Comercial e Vendas524630
opcional Gestão Internacional de Negócios524630

1º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Comercio Eletrónico421930
Comunicação Integrada nos Meios Digitais54545
Gestão de Marcas639645
Laboratórios Digitais41821645
Marketing Intelligence51512330
opcional Gestão de Projetos6
opcional Metodologia de Investigação627330

2º Ano, AnualUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
opcional Estágio60
opcional Projeto60
opcional Tese60

Horas de contacto brevemente disponíveis.

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Corpo docente


DocenteEmail
Carla Alexandra da Silva Azevedo Lobocadsa@upt.pt
Claudia Sofia Magalhaes de Carvalhoclaudiap@upt.pt
Cristina Maria Paixão de Sousacristinas@upt.pt
Frederico Guilherme Aguiar Pizarro d`Oreyfrederico@upt.pt
João Miguel Ferreira Lopesjoaol@upt.pt
Márcia Maria Fonseca Eugénio Gonçalvesmarciag@upt.pt
Maria Filomena Cerqueira Castro Lopesflopes@upt.pt
Maria Isabel Calapez Cabrita Leal Serucaiseruca@upt.pt
Maria Manuela Barreto Nunes Lopes Estevesmnunes@upt.pt
Miguel Jorge Rodrigues de Magalhãesmiguelm@upt.pt
Pedro Jorge Nunes Ferreirapferreira@upt.pt
Pedro Ricardo da Nova Valentepvalente@upt.pt

Plano Financeiro

Candidaturas (isento para alunos provenientes do 1º ciclo da UPT): 164,00 Euros

Seguro: 28,00 Euros

Matrícula: 305,00 Euros

Inscrição curricular anual: 305 Euros (174,00 Euros no ano da matrícula*)

Propina de frequência para 60 ECTS por ano (opções):

- 11 Prestações mensais setembro a julho: 341 Euros

- Pagamento 5 meses: 375 Euros/mês

- Pagamento único anual (Desconto de 3%): 3.637,50 Euros

Notas: A propina de frequência do 2º ano do plano curricular é 50%. Valor do ECTS: 62,50 Euros

*Neste caso é paga em fevereiro.

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