Como chegar
|
Contactos
Saiba mais
sobre este curso
×

Mestrado em Marketing e Negócios Digitais

O universo digital tem vindo, nos últimos anos, a adquirir uma preponderância social e económica inquestionável. Novos consumidores com acesso a informação ilimitada, já não são um agente passivo, são interlocutores activos que procuram e constroem as soluções mais convenientes. Consumidores mais imediatistas, mais conscientes e informados exigem soluções e respostas mais rápidas e flexíveis. Estes consumidores desafiam a convencional abordagem de marketing e o modo de fazer negócios.

A gestão das organizações e dos negócios tem vindo a sofrer alterações indeléveis em resultado dos avanços no domínio tecnológico. Por um lado, assiste-se à emergência de negócios de base tecnológica, mas também à necessidade de incorporação das potencialidades e características das novas tecnologias nos modelos tradicionais de gestão.

Por isto, a digitalização dos novos negócios e dos já existentes, já não é uma opção mas sim uma inevitabilidade. As empresas e instituições necessitam responder a este desafio da era global e digital, com uma nova cultura empresarial protagonizada por novos gestores.

Em resposta aos desafios colocados pelo ambiente crescentemente digital e pela necessidade de empresas e negócios incorporarem estas tendências, o mestrado em Marketing e Negócios Digitais proporciona uma formação que equilibra a capacidade de dominar os métodos e ferramentas de abordagem ao mercado, as competências de desenvolvimento de negócios em contexto global, e a aplicação das potencialidades tecnológicas aos negócios.

descarregar folheto

30 vagas totais para candidatura. faça aqui a sua candidatura

duração de 4 semestres

Coordenação:

 

Prof. Doutor Pedro Jorge Nunes Ferreira

 

Porquê escolher este curso?

A McKinsey & Company, uma reputada consultora internacional, refere num estudo* recente sobre a economia digital que “estratégias digitais arrojadas, firmemente integradas, serão o que distinguirá as empresas ganhadoras, e os maiores retornos irão para aquelas que iniciarem disrupções digitais”. A consultora termina sugerindo que as empresas deverão actuar de forma decisiva quer na criação de negócios digitais, quer na digitalização de modelos de negócio existentes.

O mestrado em Marketing e Negócios Digitais responde a este desafio e necessidade. A combinação do marketing, dos negócios, e do digital apresenta-se como o aspecto diferenciador face às restantes ofertas a nível de mestrado. Com as competências adquiridas ao longo desta formação, o estudante estará apto para desenvolver e operacionalizar estratégias de negócio capazes de dar resposta aos desafios da economia digital.

Os conteúdos reflectem esta abordagem inovadora combinando temas fundamentais para o desenho estratégico – como a estratégia, tendências de consumo, marketing estratégico e operacional e gestão de marcas –, com temas que permitem a operacionalização da estratégia – como a comunicação integrada nos meios digitais, marketing intelligence, marketing analítico, laboratórios digitais, e comércio electrónico.

A estratégia de aprendizagem centra-se no aluno e na dimensão experiencial da aprendizagem, privilegiando o learn-by-doing, a resolução de problemas e best practices seminars. Na parte final da formação, para além da dissertação, a possibilidade de optar pela realização de um estágio ou de um projecto permite, não só o contacto com a realidade empresarial, mas também a possibilidade de desenvolver ideias inovadoras e com potencial de negócio.

*The case for digital reinvention (Jacques Bughin, Laura LaBerge, and Anette Mellbye), McKinsey & Company, Fevereiro de 2017

 

Saídas Profissionais

Funções relacionadas com as áreas do marketing e do digital das organizações, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, nomeadamente:

- definição de estratégias blend (online e offline)

- comunicação digital

- marketing digital

- gestão de redes sociais

- customer relationship management (CRM)

- gestão de comércio electrónico

- data-mining e análise do consumidor

- outras com componente digital

Objetivos

  1. Conceber e implementar soluções de suporte à criação de negócios digitais no mundo global;
  2. Conceber e implementar soluções que permitam integrar a dimensão digital em modelos de negócio tradicionais;
  3.  Integrar e promover uma cultura de inovação no contexto do negócio;
  4. Adotar uma filosofia de marketing no desenvolvimento e gestão de negócios;
  5.  Integrar as ferramentas tecnológicas na gestão de negócios, desde a recolha, organização, análise, exploração e disseminação de informação;
  6. Resolver problemas de negócio e marketing em ambiente digital fazendo uso de métodos e técnicas de investigação científica, comunicando e defendendo de forma clara a proposta de soluções;
  7. Saber usar e selecionar ferramentas digitais de suporte ao marketing e a novos modelos de negócio

Diploma ou certificado conferido

Mestrado em Marketing e Negócios Digitais

Curso de Especialização em Marketing e Negócios Digitais

Contactos

mest.MarketingNDigitais@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

Drª. Margaret Amorim

Drª. Cristina Miranda Contactos

Tlf: 225 572 222 / 23

Tlm: 969 773 967

Nº Verde 800 270 201

Email:ingresso@upt.pt

Outras informações

Requisitos de ingresso

Podem candidatar-se os:

i) titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, nas áreas das ciências empresariais, ciências da comunicação ou áreas afins;

ii) titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha, nas áreas das ciências empresariais, ciências da comunicação ou afins;

iii) titulares de um grau académico superior que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo o conselho cientifico da UPT;

iv) Detentores de um curriculo escolar, cientifico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da UPT.

Plano de Estudos 2017/2018


1º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTS
Estratégica Empresarial5
Estudo do Consumidor e Tendências do Consumo5
Inovação e Empreendedorismo4
Marketing Analítico5
Marketing Estratégico e Operacional6
opcional Direção Comercial e Vendas5
opcional Gestão Internacional de Negócios5

1º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTS
Comercio Eletrónico4
Comunicação Integrada nos Meios Digitais5
Gestão de Marcas6
Laboratórios Digitais4
Marketing Intelligence5
opcional Gestão de Projetos6
opcional Metodologia de Investigação6

2º Ano, AnualUnidade CurricularECTS
opcional Estágio60
opcional Projeto60
opcional Tese60

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)