Como chegar
|
Contactos
Saiba mais
sobre este curso
×

Mestrado em Finanças

O Mestrado em Finanças afirma-se como complemento às licenciaturas nas áreas da Gestão e da Economia proporcionando o desenvolvimento de competências específicas na área financeira, contribuindo para o domínio dos produtos e instrumentos financeiros e para a compreensão dos mercados. No 2º ano do curso o estudante pode optar pela realização de uma dissertação, de cariz mais académico, ou pela redação de um relatório de estágio ou de projeto.

30 vagas totais para candidatura. faça aqui a sua candidatura

duração de 2 anos

Coordenação:

Prof. Doutor Luis Miguel da Mata Artur Dias Pacheco

 

Porquê escolher este curso?

Num contexto em que todos aqueles que exercem a sua atividade na área financeira enfrentam desafios crescentes, torna-se cada vez mais

necessário que estejam capacitados para a tomada de decisões que permitam o crescimento dos negócios e uma adequada gestão dos riscos.

Este curso conta com um conjunto de parceiros de relevo, que colaboram ao nível de estágios e seminários aplicados. O seu corpo docente é especializado na área, proporcionando aos estudantes uma sólida formação de base, aliada à aplicação prática dos conhecimentos e permitindo o desenvolvimento de competências na área financeira e empresarial. Verifca-se igualmente a colaboração pontual de docentes de universidades estrangeiras em aulas/seminários.

Na dissertação/ projeto/relatório de estágio, o estudante pode optar por se especializar numa área específica das Finanças.

O que dizem os nossos alunos

Francisco Oliveira

Para além de ser uma área do meu interesse, o Mestrado em Finanças da Universidade Portucalense ajudou-me a adquirir um grande leque de competências, as quais têm sido fundamentais para a realização de vários projetos em que estou inserido. O mestrado está extremamente bem organizado, contando com um corpo docente de excelência, bem como fantásticos parceiros para a realização de estágios, como foi o meu caso.

Ladislau Francisco

Quando decidi realizar o Mestrado em Finanças não tinha noção da grandeza e abrangência do curso. Hoje tenho uma forma diferente de olhar para o dinheiro, o património e os investimentos. Desde as questões do financiamento à alavancagem de um negócio, há um trabalho duro e rico em detalhes, trabalho esse que pode ser tentado por todos, mas apenas aqueles com competências financeiras o saberão realmente executar. Enfim, o curso é fantástico e a universidade conta com excelentes professores e um ambiente familiar, que facilitam o processo de aprendizagem.

   Diana Oliveira

Sendo a minha área base de solicitadoria e contencioso bancário, senti a necessidade de encontrar um mestrado que me permitisse complementar e expandir a minha formação académica e alargar os meus conhecimentos nas áreas económica e financeira. Decidi por isso, ingressar no Mestrado em Finanças da Universidade Portucalense, uma instituição de reconhecida credibilidade, que potenciava a ambição de conseguir que o meu objetivo fosse cumprido. E sinto-me tão feliz por ter conseguido! Estudar nesta instituição foi um privilégio enorme e permitiu-me vivenciar um ambiente diferenciador e dinâmico. Também o facto de ter integrado um mestrado dotado de um plano curricular amplo e diversificado, onde foi possível optar por áreas de conhecimento de acordo com os meus interesses, permitiu-me alargar as minhas competências numa área que me vai ser muito útil para a minha vida minha profissional. Ao dar esta etapa por terminada com sucesso, posso afirmar que, com o Mestrado em Finanças da UPT, enriqueci os conhecimentos que desenvolvi ao longo da licenciatura concluída noutra instituição, e aperfeiçoei as competências alcançadas ao longo da experiência profissional já adquirida junto de instituições financeiras nacionais.

   Manuel Mata

Após 32 anos na banca e com vontade em abraçar novos projetos, a minha formação académica e em particular as aptidões adquiridas no Mestrado em Finanças da Portucalense que indiscutivelmente robusteceram as minhas competências, permitiu-me abraçar novos projetos de relevo, de setores económicos distintos, o que demonstra que esta formação em finanças permite diversas saídas profissionais.

O que dizem os nossos parceiros

   Paulo Pinto

A Dif Broker recruta estagiários e, quando possível, colaboradores junto dos mestrandos em finança da Portucalense, por reconhecer tratar-se de um mestrado "world-class" e perfeitamente orientado para as necessidades dos que aspiram a carreiras exigentes e de categoria elevada no sector financeiro, logo perfeitos para um empregador com as características de globalidade e exigência da Dif Broker.
Paulo Pinto, CEO da DIF Broker

  Otávio Viana

A Portucalense oferece os recursos de uma grande universidade, mas com a atenção e cuidado de um pequeno colégio, o que garante uma orientação perfeita para as necessidades dos alunos e demais partes interessadas, em particular dos empregadores. O mestrado de finanças é a forte expressão desse comprometimento com a qualidade e pessoalidade, garantindo um "fato à medida" dos empregadores na área das finanças.
Otávio Viana, Associação de Investidores e Analistas Técnicos

 

Saídas Profissionais

Diretor / Assessor Financeiro; Consultor na área financeira; Quadros na área da Banca e Seguros; Contabilista Certificado; Cargos de Chefia na Administração Pública Central ou Local.

Objetivos

Cumprindo os objetivos de aprendizagem do 2º Ciclo de estudos em Finanças, os estudantes desenvolvem um conjunto de competências específicas de forma a:

  1.  Adquirir uma formação teórica sólida em Finanças e a capacidade de aplicar esse conhecimento na abordagem a questões novas, nomeadamente, resolução de problemas e gestão de riscos;
  2.  Dominar os produtos e instrumentos financeiros e compreender o funcionamento dos mercados financeiros e das instituições aí intervenientes;
  3.  Raciocinar criticamente e ser capaz de desenvolver um trabalho individual e autónomo;
  4.  Adquirir a capacidade de utilização de ferramentas quantitativas sofisticadas e tecnologias avançadas na análise e resolução de problemas financeiros, em ambientes complexos e em contextos de informação incompleta;
  5.  Trabalhar em equipa e adquirir competências de comunicação e de tomada de decisão;
  6.  Desenvolver uma sólida base de conhecimento nas metodologias de investigação, nomeadamente nas técnicas de recolha e análise de dados.

Cursos de continuidade

Doutoramento em Gestão/Economia/Finanças.

Diploma ou certificado conferido

Mestrado em Finanças

Curso de Especialização em Finanças

A conclusão do Mestrado em Finanças (120 ECTS) permite o acesso à Ordem dos Economistas.

Investigação

O REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies, centro de investigação que tutela o Mestrado em Finanças, anualmente apresenta os projetos de investigação em curso nos quais se poderão inserir as dissertações de mestrado e os trabalhos de projeto.

As linhas de investigação atualmente definidas são as seguintes:

- Finanças e Desenvolvimento Empresarial

- Fiscalidade em Economias Emergentes

 

Contactos

mest.Financas@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

Drª. Margaret Amorim

Drª. Cristina Miranda

Contactos Tlf: 225 572 222 / 23 Tlm: 969 773 967 Nº Verde 800 270 201

Email: ingresso@upt.pt

 

 

Horário previsto de funcionamento

Regime de funcionamento diurno, concentrado em dois dias por semana:

- Segundas-feiras, 10:00-13:00 e 14:00-17:00

- Terças-feiras, 10:00-13:00 e 16:30-19:30*

* Os seminários realizam-se à terça-feira, entre as 18:00 e as 19:30.

Parcerias

   

Outras informações

Requisitos de ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  1.  Titulares do grau de licenciado em Gestão, Economia ou áreas afins;
  2.  Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos em Gestão, Economia ou outras áreas, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3.  Titulares de um grau académico superior estrangeiro, em Economia, Gestão ou outras áreas, que o Conselho Científico reconheça satisfazer os objetivos do grau de licenciado;
  4.  Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que o Conselho Científico reconheça atestar capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Sessão de acolhimento/ abertura do Mestrado em Finanças:

16 de outubro de 2017, segunda-feira - Estratégia em contexto de campo de golfe.

O plano de estudos sofreu uma ligeira alteração, aguardando-se a sua publicação em Diário da República. Para qualquer esclarecimento, contacte a coordenação do Mestrado: mest.Financas@upt.pt

Plano de Estudos 2017/2018


1º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Derivados63030
Finanças Empresariais Avançadas63030
Gestão Financeira625.54.530
Métodos de Investigação em Finanças63030
Métodos Quantitativos para Finanças63030

1º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Análise de Relatórios e Contas63030
Finanças Internacionais6
Gestão de Carteiras6
Gestão do Risco63030
Produtos e Mercados de Taxa de Juro63030

2º Ano, AnualUnidade Curricular (escolher 1 opcional de 3)ECTSTTPPLTCOTSEOTotal
opcional Dissertação60
opcional Estágio60
opcional Projeto60

Horas de contacto brevemente disponíveis.

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Plano Financeiro

Candidaturas (isento para alunos provenientes do 1º ciclo da UPT): 164,00 Euros

Seguro: 28,00 Euros

Matrícula: 305,00 Euros

Inscrição curricular anual: 305 Euros (174,00 Euros no ano da matrícula*)

Propina de frequência para 60 ECTS por ano (opções):

- 11 Prestações mensais setembro a julho: 341,00 Euros

- Semestral: 5 Prestações mensais por cada semestre (de 30 ECTS): 375,00 Euros/mês.

- Pagamento único anual (Desconto de 3%): 3.637,50 Euros

Notas: A propina de frequência do 2º ano do plano curricular é 50%. Valor do ECTS: 62,50 Euros

*Neste caso é paga em fevereiro.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)